Justiça

Caso Ajax Vianna: Após três anos, julgamento acontence nesta terça-feira; saiba detalhes

Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bailarinoajaxvianna
Julgamento de Gerfesson será realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bailarinoajaxvianna
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 08h25 - Atualizado às 08h40


FacebookTwitterWhatsApp

O julgamento do caso Ajax Vianna pode ter os rumos definidos. Isso porque o julgamento de Gerfesson Nascimento Oliveira, acusado de matar o bailarino, ocorre na manhã dessa terça-feira (9), no Fórum Ruy Barbosa. Em entrevista a uma emissora de televisão brasileira, o advogado Matheus Biset explicou o que deve ocorrer no julgamento. De acordo com ele, existe a possibilidade do julgamento começar e terminar no mesmo dia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A expectativa é que o julgamento inicie e termine hoje. Nós teremos a expectativa de 5 testemunhas de acusação, depois de 5 de defesa, depois vai ter o interrogatório do réu. Logo em seguida vai abrir para os debates orais. A acusação vai ter uma 1h30 para falar, a defesa também vai ter mais 1h30. Caso seja necessário, a acusação pode ter uma réplica, fala por mais 1h, a defesa uma tréplica e ao final vai para julgamento para os jurados decidirem se vai condenar ou se vai absolver o réu”, pontuou Biset.

O advogado de acusação, ainda detalhou sobre a possibilidade do suspeito sair do julgamento já preso. Essa situação pode acontecer devido a uma mudança na legislação.

Existe uma recente alteração na lei. Na lei que possibilita que ele saia preso hoje ao final do julgamento caso seja condenado. Isso vai depender da pena que seja aplicada para ele, porque essa alteração determina que se a pena aplicada para ele hoje for igual ou superior a 15 anos, a juíza ao final do julgamento pode determinar a execução antecipada da pena, ou seja, ele já começa a cumprir a pena no dia de hoje”, concluiu Matheus Biset.

ENTENDA

Ajax Vianna, de 60 anos, foi encontrado morto, com sinais de espancamento, no apartamento onde morava, na avenida Professor Magalhães Neto, no bairro da Pituba, em Salvador. O caso aconteceu no dia 23 de dezembro de 2020. O detalhe é que Vianna era bailarino do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e fez parte do quadro de membros do BTCA durante 38 anos.

Gerfesson Nascimento Oliveira era companheiro de Vianna e tinha 27 anos. Ele chegou a ser preso em flagrante e ficar detido por 10 meses, mas foi liberado, posteriormente, para aguardar o julgamento em liberdade. Vale lembrar que Gerfesson já havia sido julgado e absolvido pela justiça por suspeita de estupro de um vulnerável em 2017. A abolvição ocorreu em 2021.

Assista ao Se7e da Matina dessa terça-feira (9):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp