Justiça

Juiz extingue ação contra Lula e Dilma envolvendo Abreu e Lima

Divulgação/PT
A ação contra Lula e Dilma pedia a paralisação da obra  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PT

Publicado em 19/12/2021, às 08h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ação popular contra a União, Petrobras e os ex-presidentes Lula e Dilma - ambos do PT - que questionava a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi negada e extinguida pela Justiça. As informações são do site O Antagonista.

A ação pedia a paralisação da obra, devolução do investimento feito e indenização por danos morais coletivos. Os ex-presidentes da Petrobras Graça Foster e José Sergio Gabrielli também eram alvos.

A juíza Geraldine Vital, da 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, entendeu que a maioria dos pedidos do autor da ação perdeu o objeto, já que a refinaria já foi construída e o investimento da Petrobras já foi todo alocado nas obras. Alegou ainda que não ficou provado que a construção da Abreu e Lima seja ilegal ou tenha lesado os cofres públicos.

Leia também: Eleições 2022: Empresários temem "Lula vingativo", caso petista seja eleito

Bolsonaro mantém pior avaliação do governo, com 53% de reprovação, diz Datafolha

Lula lidera

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre os outros adversários na disputa pela Presidência da República em 2022. De acordo com pesquisa Ipespe divulgada hoje (26), o petista manteve 42% das intenções de voto nas duas simulações de primeiro turno.

Lula é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que aparece com 25% ou 24% das menções, dependendo da lista de candidatos. Com isso, a vantagem do petista passou de 14, em outubro, para 17 pontos percentuais , embora os cenários não sejam plenamente comparáveis ‒ já que as listas de candidatos foram modificadas ao longo da série histórica.

A pesquisa encomendada pela XP Investimentos mostra que os dois são seguidos pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparecem respectivamente com 11% e 9% das intenções de voto nas duas simulações de primeiro turno. Como a margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais, o quadro configura empate técnico entre os possíveis candidatos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp