Justiça

Julgamento de marco temporal é retomado no STF

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Julgamento do Marco Temporal vai retornar na próxima semana  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 26/08/2023, às 17h40   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal vai retomar o julgamengo sobre o marco temporal - tese que prevê a necessidade de ocupação de uma área até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, para que ela possa ser demarcada como terra indígena. A retomada do julgamento foi colocado em pauta pela presidente do STF, Rosa Weber após o ministro André Mendonça, que havia pedido vista (mais tempo para análise), em junho, devolver o caso para avaliação da Corte.

Mendonça havia se comprometido a devolver a ação a tempo de Rosa proferir seu voto. A presidente do Supremo vai se aposentar no dia 2 de outubro, quando completará 75 anos, e a questão indígena tem sido uma das marcas de sua gestão.

Até o julgamento ser suspenso, o placar no STF estava em 2 a 1 para derrubar a tese do marco temporal. Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes se manifestaram contra o entendimento; Kassio Nunes Marques votou a favor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp