Justiça

Lewandowski já tem nome para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça; saiba quem

Carlos Humberto | STF
Escolha já foi comunicada para o presidente Lula (PT)  |   Bnews - Divulgação Carlos Humberto | STF
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 16/01/2024, às 18h25 - Atualizado às 21h03


FacebookTwitterWhatsApp

O novo secretário-executivo do Ministério da Justiça deve ser o jurista e professor Manoel Carlos de Almeida Neto. Caso a mudança se concretize, ele sucederia Ricardo Capelli, que ocupa o cargo atualmente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A escolha já foi comunicada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo futuro titular da pasta e ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski.

Muito próximo a Lewandowski, Carlos já sinalizou para interlocutores que não teria como recusar uma nova missão ao lado do seu antigo chefe. Ele está há oito anos na iniciativa privada, como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Anteriormente, Manoel Carlos chegou a ser cotado, inclusive, para a vaga do próprio Lewandowski no Supremo, mas o presidente Lula acabou indicando o ministro Cristiano Zanin.

Carreira

Manoel Carlos de Almeida Neto foi Secretário-Geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a gestão de Lewandowski no comando das duas cortes.

Também fez doutorado e pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), como aluno do ex-presidente do STF. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp