Justiça

Lobista da Odebrecht já teve negócios com cartel de Pablo Escobar; entenda

Imagem Lobista da Odebrecht já teve negócios com cartel de Pablo Escobar; entenda
Até agora não era conhecida a condenação criminal de Zambrano no Brasil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/11/2023, às 11h44 - Atualizado às 11h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O engenheiro Eduardo Zambrano, que ajudou a empreiteira baiana Odebrecht (atual Novonor) a levar recursos ilegais para a Colômbia, foi condenado por tráfico de drogas no Brasil em 1997.

Segundo a colunista Juliana Dal Pava, do Uol, ele mantinha negócios com cartéis de drogas no Panamá e na Colômbia, entre eles, o cartel de Medellín, que se tornaria conhecido ao longo dos anos 1980 devido ao narcotraficante Pablo Escobar. 

Zambrano não se manifestou sobre o caso ao ser procurado. A Novonor informou, por meio de nota, que "não comenta o conteúdo das informações fornecidas confidencialmente no âmbito dos procedimentos realizados pelas autoridades públicas na Colômbia". 

As informações da coluna foram reproduzidas do programa de TV colombiano Noticias Caracol, o Clip (Centro Latino-Americano de Jornalismo Investigativo) e o OCCRP (Projeto de Reportagem sobre Crime Organizado e Corrupção, na tradução do inglês), que descobriu algo até então não identificado na trama judicial da Odebrecht na Colômbia: o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com a reportagem, operações ligadas a propriedades que envolviam subornos e traficantes em uma mesma máquina de lavagem de dinheiro.  A Procuradoria-Geral da Colômbia acumulou provas que apontam para a cumplicidade de intermediários no caso Odebrecht com traficantes de drogas e paramilitares. No entanto, até agora não sabia da condenação criminal de Zambrano no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp