Justiça

MPF abre inquérito para investigar se empresa está contaminando praia de São Tomé de Paripe

Divulgação
Informação foi divulgada em portaria do MPF, publicada no dia 11 de abril  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 17/04/2024, às 20h38 - Atualizado às 21h19


FacebookTwitterWhatsApp

Um inquérito Civil foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar  se a companhia Terminal Itapuã Ltda está lançando água contaminada com cloreto de potássio (KCl) no mar da região de São Tomé de Paripe, em Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A informação foi divulgada em portaria do MPF, publicada no dia 11 de abril. A empresa investigada possui o nome fantasia TMG I e pertence à empresa Intermarítima. A decisão foi embasada a partir de um relatório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O relatório constatou-seconcentrações elevadas de cloreto de potássio na área marginal à empresa Intermarítima, tanto em água quanto no sedimento, indicando a ocorrência de contaminação pelo resíduo do produto no entorno da área do empreendimento.

Também foram encontradas concentrações de KCl na rede de drenagem
pluvial da empresa, demonstrando a contaminação da rede de coleta e tratamento das águas pluviais do empreendimento.

Ainda segundo a portaria, pescadores locais relataram que, ao longo do tempo, notaram uma diminuição na presença dos animais nas proximidades do empreendimento e nas praia e pedras que circundam o local. 

Através de nota, a Intermarítima se posicionou e disse que segue rigorosamente os protocolos ambientais necessários. A empresa ainda se colocou à disposição para elucidação dos fatos.

Por fim, o empreendimento afirmou que prestou os esclarecimentos e foi vistoriada pela Marinha do Brasil e pelo Inema em maio do ano passado, quando o episódio dos crustáceos mortos ocorreu e que, para a empresa, o processo tinha sido dado por encerrado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp