Justiça

OAB se posiciona sobre juíza atacada por dar café e blusa a detento

Reprodução/Vídeo
Em audiência, magristrada percebe que detento está tremendo de frio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 14/01/2024, às 08h37   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima (OAB-RR) se posicionou após a juíza Lana leitão Martins dar café e blusa a um preso de 20 anos que passava frio durante uma audiência de custódia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Nas redes sociais, internautas atacaram a juíza pela forma como o detento foi tratado, mas o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, teceu elogios à atitude da magistrada, declarando que Lana aplicou "o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional".

O presidente da seccional ainda formalizou a Menção Elogiosa enviando um ofício ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ao presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira.

A atitude da juíza

Em um trecho da sessão, que acabou viralizando nas redes sociais, é possível ver que o jovem passa por audiência de custódia, que aconteceu no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), na última quarta-feira (10). 

Ao perceber que o detento de 20 anos estava tremendo de frio, ela pede que o ar-condicionado fosse desligado, autorizando ainda a retirada de algemas para que o jovem pudesse tomar um café e vestir uma peça de roupa a mais.

"O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado (…) Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo", disse a magistrada, antes de dar início ao depoimento. Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp