Justiça

Procurador do MPF diz que Funai 'não existe mais'

José Cruz / Agência Brasil
Procurador do Ministério Público Federal (MPF) Luís de Camões Boaventura disse que a Fundação Nacional do Índio (Funai) “não existe mais”  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 08/07/2022, às 09h35   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Luís de Camões Boaventura disse que a Fundação Nacional do Índio (Funai) “não existe mais”. A afirmação foi feita durante palestra em seminário internacional que tinha como tema os crimes relacionados com a mineração ilegal no país, realizada em junho na capital do país.

Luís de Camões Boaventura fez o ataque ao ser questionado sobre a ausência de trabalho do MPF para o fim do garimpo ilegal, como mostra a apuração feita pelo portal Uol. “Aos não-brasileiros que aqui estão, a autarquia indigenista, a Funai, infelizmente não existe mais no Brasil", disse o procurador.

"Há inúmeros dados de que a Funai não consegue cumprir seu papel. Pior, cumpre seu papel em contrário aos indígenas", acrescentou Camões.

O procurador ainda destacou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Banco Central não fazem as ações necessárias para fiscalizar e auxiliar no combate a crimes ambientais na Amazônia.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp