Justiça

Saiba quem são os desembargadores da Bahia que disputam vaga no STJ

Divulgação /
Bnews - Divulgação Divulgação /

Publicado em 02/06/2023, às 06h17   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu inscrição de 59 desembargadores estaduais e distritais para concorrer às duas vagas abertas para ministro. O prazo para envio dos nomes encerrou na quarta-feira (31).

As duas vagas de ministro do STJ, direcionadas a membros de tribunais estaduais, foram abertas com a aposentadoria de Jorge Mussi e o falecimento de Paulo de Tarso Sanseverino.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) enviou quatro nomes. O atual presidente da corte baiana, Nilson Soares Castelo Branco, além dos desembargadores Edmilson Jatahy Fonseca Junior, Maurício Kertzman Szporer e Roberto Maynard Frank.

Agora, os ministros do STJ escolhem quatro entre os 59 candidatos em votação secreta, que ocorrerá em sessão aberta, no dia 23 de agosto. Depois, a lista dos mais votados é encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que elege os próximos dois ministros do STJ.

Os indicados serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, submetidos à votação no Plenário. Se aprovados, serão nomeados.

O STJ também está com outro cargo de ministro em aberto, que deve ser preenchido por advogado ou advogada. Mas, cabe à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhar uma lista com seis indicados para o STJ, que escolhe três nomes. Informações da coluna Grande Angular, do Metrópoles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp