Justiça

TSE aponta nepotismo e determina substituição de advogado da lista para o TRE-MS

Agência Brasil / Arquivo
Advogado eleito para lista tríplice é sobrinho de desembargador do TJ-MS  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil / Arquivo

Publicado em 09/11/2023, às 22h47 - Atualizado às 23h08   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) a substituição do nome do advogado Gabriel Affonso de Barros Marinho da lista para a vaga de juiz eleitoral na cota da advocacia. Gabriel Marinho é genro do desembargador Marco André Nogueira Hanson, portanto, parente por afinidade do magistrado.

A decisão desta quinta-feira (9) do TSE vai de encontro a resistência do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em cumprir as normas que vedam a prática do nepotismo.

A direção do TJ-MS havia sido alertada de que a permanência de Gabriel na lista seria revista pela Corte superior, mas o presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Fernandes Martins, optou por manter o nome do advogado na disputa.

As demais indicações foram mantidas conforme o voto do relator, ministro André Ramos Tavares que foi seguido por Cármen Lúcia, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e Alexandre de Moraes.

Com a decisão desta quinta-feira, o Tribunal de Justiça terá de publicar edital de convocação aos advogados interessados em substituir Gabriel Marinho. Permanecem na lista Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, que conquistou 28 votos, e Lucas Costa da Rosa, com 15 votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp