Justiça

Valor da multa para quem usar celular ao volante deve dobrar

Marcelo Camargo /  Agência Brasil
Mistura entre celular e direção já é terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, ficando atrás somente do excesso de velocidade e de condutor embriagado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 23/11/2022, às 12h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O valor da multa para quem for flagrado utilizando o celular ao volante deve dobrar. Esse é um projeto de lei (PL 2699/2022) apresentado pela senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE).

A mistura entre celular e direção já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, ficando atrás somente do excesso de velocidade e de condutor embriagado.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista deve estar atento durante todo o tempo em que estiver conduzindo um veículo.

O uso do aparelho móvel ao dirigir não é previsto como crime de trânsito, porém, é considerado como uma infração administrativa gravíssima, que prevê a pena de multa no valor de R$ 293,47.

Além do mais, essa infração soma sete pontos na Carteira de Habilitação do motorista. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, aproximadamente mil brasileiros são flagrados por dia usando celular enquanto dirigem. Mesmo que o automóvel esteja parado no sinal vermelho, o condutor é proibido por lei de usar o telefone celular.

A senadora que apresentou esse projeto de lei acredita que isso vai gerar melhorias consideráveis para o trânsito brasileiro. “Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante e, consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”, disse a senadora à Agência Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp