Cultura

Assista: grandes artistas ganham exposição interativa nos fortes de Salvador

Publicado em 09/06/2016, às 06h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Dois artistas de grande importância para a história da Bahia ganharam destaques especiais em Salvador. Na Barra, um dos principais cartões-postais da cidade, foram instalados os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia, respectivamente nos fortes São Diogo e Santa Maria. 
O Espaço Carybé de Artes é um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista. Por meio de recursos de mídia digital e realidade virtual são reveladas a grandeza do artista e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas. A curadoria é de Solange Bernabó e o projeto expográfico da empresa Blade Design (Joãozito Pereira e Lanussi Pasquali).
Já o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana é uma forma especial de homenagear o fotógrafo e antropólogo franco-baiano, Pierre Verger, toda a fotografia baiana. Com esse propósito, o Forte de Santa Maria foi transformado em um local dedicado à fotografia de tal modo que consegue, pela via tecnológica, ampliar o conteúdo e viabilizar a apresentação de significativas produções realizadas no território baiano por fotógrafos baianos ou naturalizados, como Verger.
Os espaços contam ainda com Café Bistrô e lojas de souvenirs. Ao anoitecer, imagens do acervo são projetadas utilizando técnica de videomapping nas fachadas dos monumentos.
A exposição interativa que tem atraído soteropolitanos e turistas é fruto de um projeto de revitalização dos fortes da capital baiana, promovido pela prefeitura por meio de contrato de cessão de uso gratuito das áreas com a 6ª Região Militar, responsável pelos monumentos militares. Os projetos expográficos foram implantados sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com investimento total de aproximadamente R$5,3 milhões. 
Exceto às terças-feiras, os espaços ficam abertos diariamente, das 11h às 19h. O ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custa R$20 (inteira), com direito a meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Nas quartas-feiras, o acesso aos equipamentos é gratuito a todos os públicos. 
A reportagem do Bocão News foi conferir a exposição interativa. Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp