Cultura

Obra de Carybé será doada ao Memorial da Câmara de Salvador

Publicado em 30/08/2016, às 09h35   Redação Bocão News



O acervo do Memorial da Câmara Municipal de Salvador ficará mais atrativo com a obra em cerâmica vitrificada e policromada “Thomé de Souza”, de Carybé, que será doada pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e restaurador Dirson Argolo.

“Ganhei essa obra de Carybé em 1993 e há muito tempo penso em torná-la de domínio público, doando para o acervo da Câmara”, afirmou Dirson Argolo. A peça em cerâmica retratando Thomé de Souza possui oito partes, no formato de tijolo, com a dimensão total de 2,20 metros de altura por 1,0 metro de largura.

O anúncio da doação da obra de Carybé foi feita pelo professor Dirson, durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Salvador, na noite da última sexta-feira (26).

A obra

Produzida 1978, a obra integrava o painel “Episódios da História da Bahia”, instalada na Agência Chile, do Banco do Estado da Bahia, antes de ser transferida para o foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em 1993. Após restaurar a obra, em 1995, e apresentá-la em perfeito estado, o professor José Dirson recebeu a gratidão do autor. “Você salvou a minha obra”, disse Carybé.

“Thomé de Souza” possui 8 blocos de cerâmica fabricados artesanalmente, vitrificados a fogo, no ateliê de Udo Knoff. Os blocos estão presos e encaixados diretamente à parede, através de um sistema de “macho-e-fêmea”, facilitando a sua montagem e remontagem. Possui também acabamento de uma moldura de madeira encerada.

A obra encontra-se há 21 anos na residência do José Dirson Argolo. Decidiu doá-la à Câmara Municipal para presentear a comunidade com um trabalho que representa o fundador da Cidade do Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp