Cultura

Flica 2016 bate recorde de público com 35 mil pessoas em Cachoeira

Publicado em 16/10/2016, às 18h30   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a última quinta-feira (13) até este domingo (16), a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2016) teve cerca de 35 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade localizada no Recôncavo baiano. Os números, segundo os organizadores do evento, representam um recorde de público durante os quatro dias de festa. 

Neste período, o público, que se espalhou entre as nove mesas de debates, conheceu cerca de 30 autores, incluindo convidados internacionais, participou dos mais de 15 eventos da Fliquinha, entre outras ações, também ocupou 100% das vagas de hotelaria disponíveis na cidade, além de movimentar  bares e restaurantes dia e noite.

“Essa Flica foi um sucesso surpreendente. A cidade nunca esteve tão cheia. As pessoas nunca estiveram tão participativas. Todas as mesas estavam lotadas, pessoas em pé, pessoas sentadas no chão. E não só isso. As ruas estavam tomadas de artistas, artesãos, mostrando seus trabalhos. A participação do governo do estado, principalmente nos últimos dois anos, deu força e uma ampliada que colocou esse evento entre um dos maiores do segmento no país”, afirmou o curador do evento, Emmanuel Mirdad.

A Flica, além do incentivo financeiro do governo estadual por meio do programa FazCultura, teve ampliadas as ações culturais com atividades promovidas pelas secretarias de governo, como a Casa Educar para Transformar, a Biblioteca Móvel, o SAC Móvel, a Feira de Economia Solidária e grupos ligados à cultura popular.

Para o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, investir na promoção da literatura e da arte se reflete em benefício para quem participa, mas principalmente para quem realiza a festa, colocando Cachoeira no mapa do turismo cultural. “A Flica mexe com o que chamamos de ‘economia da cultura’, que vai desde hotéis lotados até o vendedor de cachorros-quentes na esquina. Todo mundo consegue também se beneficiar em torno da leitura, motivo pelo qual se faz essa grande festa que, a cada edição, tem trazido mais pessoas a Cachoeira", apontou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp