Cultura

Concha Acústica: requalificação trouxe modernização, mas manteve originalidade

Publicado em 05/05/2017, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Inaugurada em 1959 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Concha passou por processo de ampliação e requalificação. A requalificação começou em 17 de dezembro de 2013 e teve R$ 80 milhões de investimentos do Governo e um aporte de R$ 10 milhões do Ministério da Cultura (Minc). O espaço, que antes das obras tinha capacidade para 5.600 pessoas, agora abriga um público de até 5 mil pessoas. De acordo com a assessoria do TCA, a redução do espaço ocorreu por causa das normas de segurança exigidas.
Na reforma, as características originais foram mantidas, como o formato semi-arena ao ar livre. As arquibancadas foram recuperadas, e uma nova cobertura foi desenvolvida, a qual ganhou o nome de passarela técnica, por seu formato plano e de fácil acesso. Novas instalações também foram construídas, uma casa de máquinas e um estacionamento de cinco pavimentos capaz de abrigar até 300 carros.
Os novos camarotes da Concha são mais altos e completos do que os anteriores e garantem ao público o privilégio de visualizar detalhes dos shows. Avançada em direção às arquibancadas, a estrutura vai aproximar o público das atrações e servirá de cobertura para parte das áreas de circulação, onde estão localizados novos bares. A capacidade total do espaço reservado foi ampliada de 120 para 200 convidados, que não vão perder nenhum detalhe das apresentações, em decorrência do declive de 30 centímetros pensado para impedir que uma pessoa atrapalhe a visão da outra.
Ao todo, são seis camarotes, sendo os quatro do meio, modulados. As divisórias removíveis possibilitam a otimização do espaço. A estrutura ainda conta com seis banheiros e um foyer, itens de segurança e bar reservado. Também dispõe de elevadores e sanitários para pessoas com deficiência. Além dos camarotes, a nova infraestrutura da Concha possui bilheteria e camarins, espaços para lanchonetes e ainda um edifício garagem, com cinco pavimentos e 320 vagas de estacionamento.
Além do palco principal, que tradicionalmente recebia shows musicais, a Concha Acústica agora pode realizar peças ao ar livre, graças a um espaço de 2.600 metros quadrados de pedras portuguesas, que pode abrigar eventos como exposições e feiras. A cobertura do palco, antigamente feita de lona, foi outra novidade. Ela foi substituída por uma passarela técnica, onde está toda a parte de tecnologia cênica. Um ecotelhado - cobertura verde que promove um clima mais agradável e economia de energia-, com grama sobre a passarela ajuda a reduzir a temperatura na cabine.
Matérias relacionadas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp