Cultura

Salvador vai receber exposição sobre vida de Nelson Mandela

Divulgação
O diretor do Museu do Apartheid, Christopher Till, visita a capital baiana na próxima terça-feira (17) para eleger o equipamento que sediará a exposição  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/04/2018, às 12h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Brasil África (IBRAF) traz ao Brasil, pela primeira vez, a exposição Mandela: de Prisioneiro a Presidente. A mostra vai ter uma temporada de cinco meses no país e marca as comemorações do centenário do líder sul-africano. As cidades confirmadas para receber a exposição, até o momento, são Fortaleza e Salvador.

O percurso nacional tem início na capital cearense em junho. A mostra chega à Salvador em outubro e fica até novembro, enriquecendo a programação das celebrações pelo Dia da Consciência Negra.

O diretor do Museu do Apartheid, Christopher Till, visita a capital baiana na próxima terça-feira (17) para vistoriar e eleger o equipamento que sediará a exposição. A visita começa às 9:30 no Palacete das Artes e segue para o Museu de Arte da Bahia. O Presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, também participa da visita.

A exposição

A mostra traça o percurso da vida de Mandela desde o início do ativismo contra o regime racista do governo sul-africano, passando pelos 28 anos de prisão, pela vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul. Entre as peças estão fotos e vídeos produzidos por diversos artistas. Vai ser montada também uma réplica da cela da Ilha de Robben, onde o líder sul-africano ficou 18 anos preso.

A mostra tem curadoria do Museu do Apartheid, em Joanesburgo, na África do Sul, e foi idealizada em 2008. Já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão de pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp