Cultura

Segunda edição da Flipelô recebe mais três espaços e espera 50 mil pessoas

Adenilson Nunes/BNews
Evento acontece entre 8 e 12 de agosto   |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 24/07/2018, às 12h26   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 8 a 12 de agosto, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (24). O evento, que chega a sua segunda edição, ocupa 13 espaços do Centro Histórico (Pelourinho), em Salvador, três a mais que o último ano. 

A Flipelô deste ano tem como tema a frase do autor baiano, Jorge Amado, “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro, amigo de Jorge Amado. 

“É uma alegria muito grande estar aqui para apresentar a segunda edição da nossa Flipelô, no momento em que enfrentamos tantas adversidades no nosso país, não é fácil conseguir colocar um projeto cultural do tamanho e do formato da Flipelô”, declarou Ângela Fraga, diretora da Fundação Casa Jorge Amado, uma das realizadoras do evento.

Nos cinco dias do evento são esperados cerca de 50 mil participantes que transitarão em 13 espaços do Centro Histórico de Salvador, entre eles, o Largo do Pelourinho, Largo Quincas Berro D´Água, Teatro Sesc Senac, Arena Sesc Senac, Casa 12, com a livraria oficial do evento - LDM, Casa das Editoras Baianas, Café Teatro Zélia Gattai, Galeria Solar Ferrão, Museu Eugênio Teixeira Leal, Casa 47, Igreja do Rosário dos Pretos, Faculdade de Medicina e Terreiro de Jesus, onde será montado o Espaço Infantil e estarão as bibliotecas móveis.

“Estamos aqui hoje para oficializar o lançamento. Vocês vão ter a oportunidade de observar o quanto o evento cresceu. Foram muitos pedidos de participação e a gente procurou atender, abrindo novos espaços e novos horários. Se não fizemos mais, foi porque faltou oxigênio. Gostaríamos de ter feito muito mais”, afirmou Fraga. 

A diretora ainda concluiu que com a repercussão do projeto a sociedade clama por eventos desta natureza. “A gente só precisa ter oportunidade de fazer, de mostrar, de revisar, e é o que estamos tentando”. 

Ao todo, segundo Ângela Fraga, serão 62 horas de evento, 120 atrações em cinco dias, três escritores internacionais, 20 restaurantes na rota gastronômica, 20 guias de turismo e monitores. A Flipelô ainda vai contar com o apoio do 18º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal, além de sanitários químicos, serviços de limpeza e iluminação e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  

A programação está em torno de mesas de debate, bate-papo com crianças, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam, exposições, apresentações teatrais, musicais e, a rota gastronômica, Amados Sabores, que conta com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com  receitas inspiradas no livro de Paloma Amado “A comida baiana de Jorge Amado”. A programação completa pode ser consultada no site. 

O presidente da Fundação Jorge Amado, Arthur Guimarães Sampaio, também esteve presente no lançamento do evento e declarou: "Todos são muito importantes. E ela só se realiza porque eu considero os patrocinadores, os companheiros, exatamente como músicos de uma grande orquestra. E, em uma grande orquestra, só existem grandes músicos. A fundação casa Jorge Amado honra o seu patrono, que foi o maior amante do Pelourinho. Todos são de uma importância enorme pra fazer um grande Flipelô. Continuamos contando com todos para a realização da terceira". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp