Cultura

Artista plástico João Neto estreia exposição “O Preço do Sorriso” nesta terça-feira

Divulgação
Alguns resultados do percurso criativo e de investigação do artista sobre os processos cerâmicos são apresentados em 49 cabeças inquietantes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/09/2019, às 17h52   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A exposição “O Preço do sorriso”, que terá abertura nesta terça-feira (1) no Palacete das Artes, na Graça, apresenta um conjunto de peças em cerâmica, modeladas na figura do palhaço, refletindo sobre o cotidiano de muitas pessoas, uma exteriorização do grande circo da vida. São figuras contemporâneas baseadas em lembranças, vivencias e intenções de mudanças.

Alguns resultados do percurso criativo e de investigação do artista sobre os processos cerâmicos são apresentados em 49 cabeças inquietantes. Um grito de tudo que ficou preso ao longo dos anos ecoa. Cada cabeça é modelada assim como a personalidade de cada um. Com paciência, aprendizado, e sentimento.

João Neto (Minas Gerais – Bahia), Artista, Arquiteto e Urbanista vive e trabalha em Salvador. Graduado pela FAUFBA em 2006, há quatro anos vem se dedicando exclusivamente às artes plásticas. Em entrevista ao BNews, ele falou um pouco mais sobre a exposição.

"Sempre gostei de trabalhar com as mãos deste pequeno. Formei em arquitetura, mas a arquitetura pra mim não foi tão plástico como eu imaginava. Formei, trabalhei, mas em um determinado momento vi que não era bem isso que eu queria, queria mesmo a parte plástica na minha vida. Aí fiz um curso de cerâmica do Palacete e passei quatro anos estudando lá nessa oficinal. Depois minha professora Marlice Almeida disse pra eu ir pra Escola de Belas Artes, onde encontrei o professor Eriel Araújo, que me impulsionou a trabalhar mais essa coisa da arte. Em um ano a gente desenvolveu esse projeto de exposição. Murilo, diretor do museu, acolheu a ideia porque de certa forma como artista nessa parte de cerâmica eu nasci aqui". 

Questionado sobre quando e como surgiu a ideia da exposição "O preço do sorriso", ele afirmou que "surgiu na faculdade quando eu tentava entender melhor essa questão do que eu sentia e de que forma eu expressava isso na arte. De que forma a arte me envolvia, me tocava. Todo artista expressa o que sente. Então, eu montei o circo da minha vida em forma de exposição, que são as expressões e sentimentos do homem moderno na forma do palhaço, usando máscaras. 'O preço do sorriso' vem justamente do que você paga para estar através dessa máscara, que no caso é a máscara do palhaço". 

Apesar de estar ainda estreando em Salvador, João Neto pretende levar a exposição a outros lugares caso consiga apoio: "a intenção de todo artista é levar sua exposição para outros lugares. Quando você faz um trabalho você quer que ele seja visto e reconhecido. Ainda não sei se a exposição vai sair de Salvador, porque isso depende de patrocínio. Mas estou de olho nas pautas e vou me inscrever pra ver se a gente consegue. É a minha intenção, se tudo der certo, rodar o Brasil mostrando esse trabalho. Mas primeiro vamos ver se o público baiano gosta, se ele é tocado por esse sentimento que eu quero passar".

Exposição “O Preço do Sorriso”
Artista: João Neto
Abertura: terça-feira, 1 de outubro às 19h até 22h
Visitação: de terça a sexta-feira das 13h às 19h e sábados, domingos e feriados das 14h às
18h até 24/11/2019
Local: Museu – Palacete das Artes – Rua da Graça, 284 – Graça - Salvador-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp