Cultura

Baianos comemoram o Dia de Santa Bárbara

Publicado em 04/12/2011, às 07h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Devoto há mais de 40 anos a Santa Bárbara, o subtenente reserva do Corpo de Bombeiros, Jackson Floriano Araújo Filho, conta o milagre que a padroeira da corporação fez em sua vida.

"Eu bebia demais, e no dia 4 de dezembro de 1981 eu cheguei no bar de Jesus e pedi uma dose de erva-doce. Aí depois, eu fui tomar banho em uma represa da Embasa, quando olhei para o céu e pedi a Santa Bárbara para fazer eu parar de beber", conta.

"Há mais de 30 anos que eu não bebo e não faço questão. Ofereço caruru e dou bebida mas nunca mais tomei um gole", revela seu Floriano que estava indo na companhia da esposa, Nanci Rita, de 60 anos, para o caruru oferecido tradicionalmente pelo Corpo de Bombeiros, na Casa de Angola.

"Antigamente nos oferecíamos o caruru para toda comunidade e a gente jogava jato de água. Mas a cada ano foi ficando mais difícil, e nosso quartel precisa passar por um processo de reforma", diz o tenente coronel Bressy.



Caruru do Corpo de Bombeiros

O governo do estado passou a considerar a festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial da Bahia no dia 3 de dezembro de 2008, reforçando a importância da diversidade cultural e religiosa que a comemoração guarda. Comemorada há mais de 300 anos, a festa de Santa Bárbara começou cedo neste domingo com a queima de fogos.

A primeira missa aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, por volta das 8h, mas por causa da quantidade de fiéis, uma missa campal foi realizada no Largo do Pelourinho. Depois os devotos seguiram com uma procissão ao quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro da Barroquinha. A última parada da procissão é o Mercado de Santa Bárbara, onde é distribuído um caruru para a população. A celebração marca o começo do ciclo de festas populares da Bahia.

As comemorações não param

Nos largos, apartir das 18h, a festa ficará por conta do Grupo Afro Bankoma (Largo Tereza Batista); Gal do Beco e Neto Balla (Largo Pedro Archanjo) e Aloisio Menezes (Largo Quincas Berro d’Água). E a partir das 14h, bandas como Ilê Aiyê, Banda Didá e Araketu se apresentam no Largo do Pelourinho.

14h – Atrações Itinerantes: Swing do Pelô, Meninos do Pelô, Tambores e Cores, Filhos de Gandhy, Bandão Jurema e Bandão Status.
14h – Largo do Pelourinho: Jorginho Comancheiro, Afoxé Kori Nagô, Banda Didá, Ara Ketu e Ilê Aiyê
15h – Terreiro de Jesus: Catadinho do Samba, Afro Detona e Viola de Doze
A partir das 18h
Largo Tereza Batista – Banda A Mulherada e Bankoma
Largo Pedro Archanjo – Gal do Beco e Neto Balla
Largo Quincas Berro d’Água – Aloisio Menezes

Mudança de tráfego na Liberdade
O tráfego de veículos no bairro da Liberdade será alterado por conta da
tradicional procissão de Santa Bárbara neste domingo (04), às 16h.

Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte da capital baiana (Transalvador), haverá interdição do trajeto entre a Rua Lima e Silva.
A procissão seguirá da Rua Lima e Silva, com saída da Igreja de Santa Bárbara, retornando na Praça Nelson Mandela, com chegada no mesmo local, no Largo Guarani.

Aqueles que moram na localidade terão acesso assegurado mediante a comprovação de endereço.

Fotos: Bocão News// Gilberto Júnior
Matéria publicada dia 4 de dezembro às 12h56


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp