Cultura

“Contra a hegemonia do bem-falar das elites”, explica Gil sobre termo ‘faiá’ em letra de música

Reprodução/Instagram
Cantor e compositor ainda disse que “deixou pra lá” escrita culta em publicidade na Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 18/04/2020, às 12h43   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor Gilberto Gil tem feito a alegria dos internautas sempre que publica vídeos em meio à quarentena. Na noite desta sexta-feira (17), ele participou de uma live exibida para o participantes do Big Brother Brasil 20 e cantou “Andar com fé”. Logo, os comentários nas redes sociais se multiplicaram, até que uma pessoa perguntou ao baiano se o correto era “falhar” ou “faiá”, em referência à letra da música.

Prontamente, Gil respondeu: “O uso do 'faiá' é assumido com a intenção de legitimar uma forma chula contra a hegemonia do bem-falar das elites. É uma homenagem ao linguajar caipira, ao modo popular mineiro, paulista, baiano - brasileiro, enfim - de falar 'falhar' no interior”.

Ainda na resposta ao internauta, Gil disse que, certa vez, viu uma publicidade na Bahia, estampada em um outdoor, que fazia o uso do verbo “falhar”. “Eu deixei, mas achei a correção desnecessária”, escreveu. O artista concluiu dizendo que “Faiá é coração, falhar é cabeça, e fé é coração”.

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp