Cultura

Tradicional festa do Recôncavo é agora patrimônio imaterial

Divulgação
Bembé de Mercado acontece desde 1889, para celebrar fim da escravatura  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/09/2012, às 08h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Bembé de Mercado, tradicional festa religiosa do Recôncavo Baiano, que se repete deste 1889 no município de Santo Amaro da Purificação em comemoração à abolição da escravatura, é o mais novo patrimônio imaterial da Bahia, inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.

O decreto foi assinado nesta sexta-feira (14), pelo governador Jaques Wagner. A publicação sai nestes sábado e domingo (15 e 16), no Diário Oficial do Estado, após aprovação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e do Conselho Estadual de Cultura.

A tradição é considerada o único candomblé de rua do mundo. Representa o momento em que os africanos, crioulos escravizados e libertos se organizaram para celebrar suas lutas pela liberdade. Hoje, a manifestação é caracterizada como um movimento de afirmação.

A história conta que a festa começou quando João de Obá - negro escravo de origem Malê e pai de santo - reuniu os filhos e filhas de santos e armou um barracão de pindoba, enfeitando-o com bandeirolas para agradecer aos santos e comemorar o aniversário da abolição. Depois, os adeptos dos terreiros continuaram realizando os festejos do Bembé.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp