Cultura

Teatro Jorge Amado: governo e prefeitura devem resolver a situação em conjunto

Publicado em 19/08/2013, às 19h33   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A situação do Teatro Jorge Amado foi debatida em audiência pública nesta segunda-feira (19). O cenário começa a ficar menos nebuloso com a manifestação de interesse do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, em assumir a dívida e transformar o espaço em um Centro de Cultura de Salvador.

A proposta da gestão municipal depende da aprovação do parcelamento da dívida de 10 milhões de reais pelo Desenbahia. Caso esta alternativa não seja exitosa, o próprio governo do estado, através da Secretaria de Cultura assumirá a gestão do teatro, conforme a nota enviada à imprensa pela assessoria do vereador Thiago Correia.

Ao governo do estado compete a decisão final. A dívida do curso de inglês UEC é fruto de um empréstimo concedido pelo antigo Desenbanco, atual Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia. Na ocasião, os donos do UEC contrataram uma operação de financiamento e não pagaram a dívida.

O empréstimo foi feito em 1995. Em 2002, o curso tornou-se inadimplente, obrigando a Desenbahia a ajuizar ação de execução objetivando a recuperação do crédito. Um GT (grupo de trabalho) foi criado pelos integrantes da mesa desta audiência para, a partir de agora, traçar as questões burocráticas desta situação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp