Cultura

Governo da Bahia e festas de camisa se unem no São João

Imagem Governo da Bahia e festas de camisa se unem no São João
Estruturas se integrarão em busca de maiores desempenhos na festa a partir de 2014  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/12/2013, às 06h41   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado e os empresários das principais festas privadas de São João da Bahia se uniram e, na tarde desta sexta-feira (27), anunciaram uma parceria para a partir das festas juninas do ano que vem. O objetivo é que, juntos, os entes promovam maior divulgação do São João baiano, além de fortalecer a tradição da festa no estado, a maior do Nordeste na época.
Os resultados já poderão ser sentidos no ano que vem. Com as estruturas cruzadas, haverá a promoção de pacotes de bate-e-volta para as principais festas do interior com retorno garantido no mesmo dia. Há a esperança de que boa parte dos que aproveitarão o início da parceria sejam os espectadores dos jogos da Copa do Mundo.
De lado a lado há as considerações sobre as vantagens da parceria. De acordo com o secretário de Turismo Domingos Leonelli, as grandes festas têm a possibilidade de contratar as atrações mais caras e atrair um grande público em todo o Brasil devido à sua agressiva estratégia de divulgação. Já a União das Festas de Forró (UFF) conta com a estrutura de divulgação nacional e internacional do destino Bahia, além de um ganho imaterial.
“A gente tem uma necessidade muito grande de resgatar um pouco da cultura, para o São João, para as cidades do interior e a tradição. Fomos até o secretário e ele foi muito receptivo. Disse: ‘vocês têm razão”, mas sugeriu que nós colocássemos nas festas as atrações do São João da Bahia. Nós fomos mais além e dissemos: ‘por que não colocar também elementos da cultura do São João?’. Então queremos colocar o pau de sebo, a fogueira, a quadrilha. Acho que tudo isso passa por um processo de construção, de resgate, e, quem sabe, no futuro a gente consiga fazer uma festa só de forró?”, explicou o empresário Diego Lomanto, do Forró do Piu Piu.
Lomanto alega que, por enquanto, não há a premissa quantificada de expectativas de ganhos, pois o plano original é reunir mais elementos tradicionais do São João. Ao mesmo tempo, nega que haja conflito entre interesses econômicos e o resgate das atrações juninas. Exemplos de parceria que trazem bons frutos para todos os lados, em sua opinião, são os de Durval Lelys e Ivete Sangalo.
“Precisamos associar estas duas imagens: a do artista de reconhecimento nacional e internacional, como Durval Lelys e Ivete Sangalo. Este pessoal entende que há o resgate e que podem ser âncoras para este processo. Eles sabem que são artistas nacionais, mas humildemente cedem a imagem deles para os artistas da Bahia, para que consigamos também fortalecer estes artistas e a cultura do interior.”

Publicada no dia 27 de dezembro de 2013, às 15h31

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp