Cultura

BNews Gastrô: campanha "Dia da Baiana Feliz" fortalece a tradição do acarajé e homenageia suas guardiãs

Divulgação
Associação Nacional das Baianas de Acarajé lança campanha para apoiar as icônicas baianas e celebrar o Dia Nacional da Baiana de Acarajé  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/10/2023, às 12h04   Tairine Ceuta


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira, dia 31 de outubro, às 11h, a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares - ABAM, lançará a campanha "Dia da Baiana Feliz" no Memorial das Baianas de Acarajé, na Praça da Cruz Caída. O objetivo é fortalecer a entidade e oferecer apoio às Baianas de Acarajé, verdadeiros símbolos do Brasil, que enfrentam desafios relacionados à saúde, qualidade de vida, condições de trabalho e apoio institucional.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal da Reparação, no âmbito do Prodetur Salvador, a campanha realizará várias ações. A primeira delas é a venda de vouchers no valor de R$ 10,00, que darão direito a um acarajé completo, disponível para troca em 24 tabuleiros de baianas espalhados por Salvador, nos dias 25 e 26 de novembro. Estes vouchers poderão ser adquiridos em tabuleiros, bares, restaurantes e outros empreendimentos, e a renda será revertida para a ABAM.

O Dia 25 de novembro é o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, e ao longo do mês de novembro, diversas ações celebrarão este ofício que existe há mais de 400 anos e sustenta mais de 10 mil profissionais, a maioria delas mulheres afrodescendentes. Na Bahia, são cerca de oito mil. A partir do dia 17 de novembro, fotos de 40 baianas de acarajé que atuam em Salvador, registradas pelo fotógrafo Mário Edson, serão expostas em locais públicos, como praças no Rio Vermelho e no Pelourinho. As fotos incluem informações sobre onde encontrar o tabuleiro de cada baiana homenageada.

.

No dia 25 de novembro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos celebrará uma missa especial em homenagem às baianas de acarajé, seguida por um cortejo até a sede da ABAM, onde será realizado um almoço para 400 convidados. Durante a festa, a Prefeitura de Salvador entregará 50 dos 580 kits que serão doados às baianas. Estes kits incluem um tabuleiro de jacarandá, um ombrelone, uma vestimenta de Richelieu 100% algodão, duas caixas térmicas, uma placa de sinalização, cinco colheres de polietileno, uma lixeira e um protetor de fogareiro. Os outros 530 kits serão entregues até o dia 1º de dezembro.

Gegê Magalhães, diretor de Turismo de Salvador, destaca a importância das baianas de acarajé para a cultura da cidade e a intenção da Prefeitura em valorizar esse ofício fundamental. Rita Santos, presidente da ABAM, ressalta que a campanha "Dia da Baiana Feliz" acontece pela primeira vez e será de grande ajuda para a associação, proporcionando apoio às baianas de acarajé. Ela convida a sociedade a colaborar com essas mulheres que desempenham um papel vital na preservação da cultura da cidade.

A ABAM e o Memorial das Baianas trabalham em conjunto para preservar o Ofício das Baianas e manter viva a história, memória e acervos das primeiras empreendedoras do Brasil. Apesar de enfrentarem desafios na informalidade, essas mulheres, e mais recentemente, homens, têm mantido viva a tradição do acarajé, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2005 pelo Iphan.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp