Cultura

Bruno Monteiro afirma que a cultura no Brasil está em “um novo momento”

Beatriz Araújo / BNews
Monteiro participa da VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, afirmou em entrevista ao Bnews nesta quinta-feira (7) que o setor cultural no Brasil está em “um novo momento”. O gestor participa da VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia, que teve início na quarta (6), em Feira de Santana, e vai até a próxima sexta (8).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Após esses anos tenebrosos que nós vivemos de tanta perseguição, de tanto esvaziamento, a conferência é uma oportunidade de nós projetarmos as políticas culturais para os próximos anos, em diálogo com esse momento, em sintonia com essa fase, essa era de união e reconstrução do Brasil, e que a Bahia obviamente está presente”, pontuou o secretário.

De acordo com o gestor, a responsabilidade da pasta com a conferência é discutir políticas públicas cada vez mais fortes que se constituam como políticas de Estado. “Isso é, que sobrevivam aos diferentes governos, mas consigam manter uma linha de investimento e desenvolvimento da cultura ao longo dos anos”, continuou. 

Na ocasião, o Bruno Monteiro disse ainda que a secretaria adotou uma medida orientada  pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) de “investir na territorialização e na diversificação do fazer cultural”. 

Ou seja, a valorização tanto dos grandes, dos médios, dos pequenos, que estão em toda a Bahia, produzindo cultura, produzindo arte em diversos espaços”. 

“Nós fizemos isso com os editais da Paulo Gustavo, faremos isso com os editais da Política Nacional Aldir Blanc, que vem também para fortalecer uma série de iniciativas e de linhas da cultura que muitas vezes não tinham acesso a financiamento público, e também agora, que nós lançaremos ainda aqui na conferência os novos editais do fundo de cultura para apoiar as ações continuadas e aos eventos calendarizados. Tudo isso, valorizando a cultura que é produzida em todos os territórios da Bahia”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp