Cultura

Junho Verde: CUFA e Câmara dos Deputados se unem para desenvolvimento de favelas; confira

Reprodução/cufa.org.br
Frente Parlamentar tem como objetivo ampliar o diálogo entre os representantes políticos e as lideranças das favelas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/cufa.org.br

Publicado em 03/06/2023, às 13h48   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Central Única das Favelas (CUFA) lança na próxima terça-feira (6) uma ação voltada para o desenvolvimento e atendimento das necessidades em parceria com avanços nos territórios ocupados por cerca de 18 milhões de pessoas: Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores. O movimento é em parceria com a Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar já conta com a marca histórica de 207 assinaturas de deputados de todos os partidos. Pela CUFA, a liderança é de Kalyne Lima e Preto Zezé, enquanto os deputados federais Washington Quaquá e Lindbergh Farias são as lideranças por parte do parlamento.

A Cerimônia de Lançamento da nova Frente acontecerá no Plenário 1 no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, das 18h às 20h, com a presença de deputados, senadores, ministros, membros da CUFA e lideranças de favelas e outros movimentos.

Escolhido para ser o secretário executivo da Frente, junto com a presidenta nacional da CUFA Kalyne Lima, o conselheiro Preto Zezé, acredita que é mais um grande passo na agenda da Central. "Pela primeira vez na história, a favela mostra um poder de articulação que irá nos permitir sonhar com soluções reais nos estados. Questionar e até mesmo cobrar os políticos é importante para não deixar eles abandonarem suas missões, mas é fundamental criar um movimento que nos possibilite construir, junto com eles, que representam democraticamente a sociedade, os caminhos para melhores dias nas favelas", explicou Preto Zezé.

Além disso, essa Frente Parlamentar tem como objetivo ampliar o diálogo entre os representantes políticos e as lideranças das favelas, permitindo que as demandas e necessidades dessas comunidades sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas. Isso pode levar a uma maior representatividade e participação das favelas no processo político e na tomada de decisões que afetam diretamente suas vidas.

A Frente também deve desempenhar um papel fundamental na defesa dos direitos e da cidadania dos moradores das favelas, bem como na busca por soluções para os problemas enfrentados, como acesso a serviços básicos, infraestrutura adequada, segurança, educação e emprego.

De acordo com Washington Quaquá, presidente da Frente Parlamentar e entusiasta do tema, a ideia da Frente "não é nada mais que nosso dever enquanto parlamentares", "Se o congresso é a Casa do Povo, é para o Povo que precisamos legislar. Estar junto com a CUFA nessa luta é a certeza de que daremos as melhores respostas para as desigualdades que ainda existem nas favelas e periferias", comemora o Deputado Federal do Rio, Washington Quaquá.

A atual presidente nacionalda CUFA, Kalyne Lima, comemora a representação. "Estamos muito felizes com essa representação que a favela está conquistando, em um dos maiores espaços de tomadas de decisão do país. Como favelada e presidente da CUFA, estou muito otimista e confiante de que os deputados representantes dessa Frente vão dialogar e ouvir as nossas demandas, os moradores, e, sobretudo, levá-las em consideração na hora de direcionar, fiscalizar e construir políticas públicas", disse Kalyne.

Membros da CUFA e da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano, além de ministérios, fazem viagem para a Colômbia, para conhecer experiências bem sucedidas de projetos de urbanização nas favelas.

Eles estarão na Colômbia com a finalidade de aprofundar seus conhecimentos sobre urbanismo social, projetos urbanos integrados, pacificação de favelas, cultura cidadã, moradias populares e programas voltados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp