Cultura

Filho 'adotivo' de Tim Maia é condenado a pagar indenização a herdeiro do cantor; entenda

Leo Maia não teria autorização para usar nome de Tim em trabalhos como cantor - Reprodução
Bnews - Divulgação Leo Maia não teria autorização para usar nome de Tim em trabalhos como cantor - Reprodução
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 06/12/2023, às 14h13 - Atualizado às 14h41


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor Leo Maia foi condenado a pagar uma indenização ao seu meio-irmão, Carmelo Maia. O motivo da decisão seria a utilização indevida do nome de Tim Maia, falecido em 1998, em um projeto denominado "Tim Maia for Kids".

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a decisão, o valor da indenização será ainda calculado. No entanto, a Justiça determinou um pagamento de R$ 35 mil para cada espetáculo realizado desde 2019 e uma indenização por danos morais de R$ 10 mil.

Leo e Carmelo são filhos da mesma mãe, Maria de Jesus Gomes da Silva, também conhecida como Geisa, mas ambos foram criados por Tim Maia. Porém, apenas o segundo é filho do cantor e possui os direitos patrimoniais sobre a sua obra.

Em 2019, Carmelo processou Leo afirmando que o meio-irmão estava, sem autorização, utilizando da fama de Tim Maia para obter retornos financeiros. 

"Ele se autoproclama filho de Tim Maia e está se apropriando indevidamente do seu nome, da sua imagem e de suas obras", declarou Carmelo. Já Leo se defendeu na Justiça afirmando ser filho socioafetivo de Tim Maia e que "foi criado como tal desde a época em que ainda estava no ventre de sua mãe".

Os advogados pediram que o processo de indenização fosse suspenso até o julgamento definitivo. Leo perdeu em primeira instância, pois a Justiça entendeu que houve ilicitude de sua conduta em razão do uso comercial não autorizado. A decisão final ainda cabe recurso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp