Cultura

“Organiza e potencializa a fisionomia da nossa cidade”, diz Guerreiro sobre ‘Novembro Salvador Capital Afro’

Joilson César/BNews
Evento de lançamento do ‘Novembro Salvador Capital Afro’ aconteceu no Cine Glauber Rocha  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 31/08/2023, às 10h44 - Atualizado às 11h05   Bernardo Rego e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, comentou na manhã desta quinta-feira (31), em evento realizado no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, sobre o projeto ‘Novembro Salvador Capital Afro’.

Segundo Guerreiro, essa programação tem uma imensa importância para a capital baiana muito impulsionada por ser a cidade com a maior população negra do Brasil. “É um projeto maravilhoso que organiza e potencializa a fisionomia da nossa cidade que é um manancial de cultura”, ressaltou. Ele acrescentou que o ‘novembro negro’ acontece o ano inteiro em virtude das grandes produções culturais na cidade.

O gestor aproveitou o ensejo para falar a respeito dos editais propostos pela FGM onde um grande número de negros são beneficiados para produzirem os seus projetos. “Nós temos uma cota na FGM de 50% para negros nos editais, mas no ano passado tivemos 73% desse público negro ganhando”, pontuou. Ele também disse que defende as cotas dadas pela tv sejam disponibilizadas no cinema porque Salvador possui uma alta qualidade nas produções audiovisuais. Além disso, Guerreiro defendeu que as salas de cinema virem teatro com o objetivo de o espaço ser aproveitado para desenvolver atividades diversas.

O prefeito Bruno Reis também enalteceu o projeto salientando que o afroturismo possui uma grande importância para Salvador, que é uma vitrine da cultura negra fora da África. "É um diferencial para a nossa cidade ter a oportunidade de fortalecer o afroturismo tendo ele como estratégia para a promoção de Salvador. A nossa cidade possui a maior quantidade de negros fora da África e no mês de novembro nós vamos trazer bastante conteúdo da cultura africana mobilizando todos os setores da economia. E no dia 25 de novembro faremos um encontro, na Praça Castro Alves, dos blocos afros como uma prévia do que vai acontecer no carnaval de 2024", destacou.

A programação do “Novembro Salvador Capital Afro” foi lançada com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho. Serão atividades que acontecerão ao longo de todo o mês, com festivais de música e cinema negro, atrações nacionais e internacionais, apresentações de afoxés e blocos Afro, desfiles de moda e exposições em museus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp