Denúncia

Alunos do “Educa Mais Brasil” acusam Unirb de inviabilizar desconto

Publicado em 07/01/2015, às 12h16   Tony Silva (Twitter: @Tony_Silva)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta terça-feira (6), cerca de 20 alunos não conseguiram pagar a mensalidade de janeiro de 2015 com descontos concedidos pelo programa “Educa Mais Brasil” de diversos cursos universitários da Faculdade Regional da Bahia (Unirbe), no campus localizado no bairro de Patamares. Segundo os estudantes, a instituição de ensino inviabilizou e negou o desconto por conta do recesso de final de ano.

Segundo os alunos, com o desconto concedido pelo programa, eles pagam 50% do valor real da mensalidade, caso o pagamento seja efetuado até o último dia útil de cada mês anterior ao mês do vencimento. No caso em questão, os pagamentos deveriam ser realizados até o dia 29 de dezembro, mas a faculdade entrou em recesso no dia 23 e só retornou nesta segunda-feira (5). Eles ainda pontuam que a faculdade não emitiu o boleto bancário antes do recesso, sob a alegação de problema no sistema.

A aluna de psicologia, Juliana Oliveira, 25 anos, disse que a falta do boleto e o não funcionamento da faculdade induziu os alunos a só realizarem os pagamentos a partir desta segunda (5). “Estivemos aqui no dia 15 de dezembro e no dia 19 do mesmo mês, e a faculdade não emitiu boleto alegando que estava com uma dificuldade no sistema. Ontem, alguns alunos vieram pagar e após reclamar eles cobraram com o desconto, mas não comunicaram o que realmente seria feito e nesta terça (6), simplesmente suspenderam o desconto”, aponta.

A aluna também destacou que muitos colegas tiveram que pagar o valor integral para não perder a vaga no curso, e mensalidades que seriam pagas em valores como R$ 600, tiveram que ser pagas no valor integral de R$ 1,2 mil. “Muita gente desistiu de negociar e terminou pagando o valor total para não perder a vaga. Eles já cometeram o mesmo erro em junho do ano passado, mas voltaram atrás e mesmo depois do prazo receberam o pagamento, mas desta vez foram irredutíveis”, relata.

Reilan Almeida, que é irmão de uma aluna, estava entre o grupo que tentou efetuar o pagamento nesta terça-feira (6). Ele relata que a faculdade não demonstrou interesse em resolver o problema. “Tanto minha irmã, como os outros alunos beneficiados pelo programa ‘Educa Mais Brasil’, têm direito a 50% de desconto. Cobramos uma resposta do setor financeiro da Unirb, que se negou a dar explicações e a gerente do financeiro informou que não iria resolver a situação, apenas disse que os interessados em se matricular deveriam pagar o valor integral”, diz.

O programa “Educar Mais Brasil” é do Instituto Educar, uma organização não governamental que atua em parceria com as instituições de ensino. Em contato com a reportagem do Bocão News, o setor de marketing do instituto informou que os descontos acontecem até a data de vencimento estabelecida por cada instituição de ensino. O instituto não interfere nos prazos, apenas disponibiliza e administra as bolsas de desconto.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a Faculdade Unirb, mas não teve as ligações atendidas ou retornadas.

Nota originalmente postada dia 6

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp