Denúncia

Moradores de Pituaçu denunciam aterro de lagoa em obra da Odebrecht

Publicado em 07/02/2015, às 10h48   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)



Um complexo de obras realizado pela construtora Odebrecht na Rua Albertino Cabral Henrique, no bairro de Pituaçu, vem causando transtornos aos moradores da localidade. Em fase de conclusão do Parque Tropical, funcionários da obra promovem diversas situações no entorno do conjunto habitacional, que vão desde buracos e materiais em via pública até o aterramento parcial de uma lagoa da região onde está sendo implantada uma praça, conforme denúncia de moradores.

Área de aterro parcial da lagoa

Segundo a denúncia, a questão do aterramento se agrava porque na região existe uma sede da Polícia Ambiental que, de acordo com os relatos, nada faz contra a ação da construtora. Em contato com a Polícia Ambiental na manhã desta sexta-feira (6), a reportagem do Bocão News foi informada que estudos técnicos foram realizados no local, porém, o resultado não foi divulgado.

A Polícia Ambiental também afirmou que as informações da construtura atestam que o aterramento é parcial e tem o objetivo de construir uma passagem na área da praça.    

Materias em frente às casas dificultam o acesso de moradores

Os moradores ainda reclamam da constante falta de água na rua, que chegou a acumular nove dias sem abastecimento durante os trabalhos que os incomoda há dois meses. Ao questionar os funcionários da obra, ouvem a justificativa de que a falta de água é responsabilidade da Embasa, negando o vínculo com os buracos abertos pelo empreendimento. 

“A minha rua eles não vão nem arrumar a bagunça, só fizeram colocar placa de rua sem saída. Se fossem arrumar depois menos mal, mas já disseram que não vão fazer nada”, relata uma moradora da Rua José Chalub Bastos.

Ao site, o secretário de Urbanismo de Salvador, Silvio Pinheiro, afirmou que as obras estão adequadas com as exigências do município. "A obra esta licenciada e sem nenhuma irregularidade. Estão fazendo intervenção urbanística no local", disse.

Em nota enviada ao Bocão News, a Odebrecht esclareceu a situação e reiterou o interesse em beneficiar o entorno do empreendimento habitacional e a comunidade. Confira a nota na íntegra:

"A Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) esclarece que as intervenções viárias que executa na região de Patamares , próximo ao Parque Pituaçu, visam a melhoria do acesso público de veículos e de pedestres no entorno do empreendimento Parque Tropical, que está sendo construído no bairro. As obras visam beneficiar a comunidade do entorno com a melhoria da mobilidade urbana, a ampliação de vias e calçadas, a criação de espaço de convivência (praça), melhoria da iluminação pública e um novo paisagismo contribuindo para melhoria da qualidade de vida e para a maior segurança das famílias da comunidade. A empresa assume o compromisso de executar a obra no menor tempo possível, com o mínimo de incomodo para os moradores da região".

Leia também:Odebrecht constrói torres em Patamares e problema do trânsito vem à tona

Nota originalmente postada dia 6

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp