Denúncia

Unime é acusada de prejudicar formação de alunos e gerar demissão de professores

Publicado em 15/07/2015, às 11h05   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

A União Metropolitana de Educação e Cultura, a popular faculdade Unime, está envolvida em mais uma reclamação de estudantes. Os alunos de veterinária acusam a instituição de prejudicar a formação de discentes por mudar regras do curso, diferente do que foi acordado no início da graduação, que também ocasionou na demissão de professores.
Com isso, o diretório acadêmico de Medicina Veterinária convocou os estudantes para uma assembleia geral, a ser realizada na manhã desta quinta-feira (16), às 11h, no pátio principal da Unime – campus Lauro de Freitas. Segundo os estudantes, o objetivo é denunciar a alteração na prestação de serviço feita pela faculdade. 
De acordo com os alunos, ao iniciarem o curso, a quantidade de disciplinas por semestre era escolhida pelos próprios estudantes. “A UNIME / KROTON, resolveu mudar sua grade curricular e a oferta semestral de matérias do curso de Medicina Veterinária no meio do caminho, ou seja, nós quando prestamos o vestibular compramos um produto X da UNIME/KROTON, onde poderíamos fazer a nossa grade de acordo com as nossas necessidades, pois todas as matérias eram oferecidas para a formação da grade, e agora, quando já estamos no decurso da nossa graduação, a UNIME/KROTON resolve mudar as regras do jogo quebrando o nosso contrato unilateralmente e nos empurrando um produto Y, onde ela só ira oferecer algumas matérias por semestre, complicando a vida do aluno e desrespeitando o nosso direito como consumidores que somos”, relata a denúncia.
Em contato com o Bocão News, uma aluna afirmou que alguns estudantes estão sendo prejudicados por conta das imposições da faculdade. “Tem alunos que ainda não concluíram a graduação porque as disciplinas que faltam não terem sido disponibilizadas pela instituição”, revela. Segunda ela, após o vínculo da Unime com o grupo Kroton, a grade curricular passou a ser determinada pela faculdade, sem opção de escolha dos estudantes. Ainda de acordo com a discente, as alterações foram realizadas sem o conhecimento do coordenador do curso, professor Eliel Judson Pinheiro. 
Além da alteração na grade curricular, os alunos reclamam também do aumento no número de disciplinas à distância. “Algumas matérias profissionalizantes estão sendo dadas virtualmente, o que prejudica diretamente na formação dos alunos”, contou ao lembrar que a mudança tem causado a demissão de professores. “Os docentes de disciplinas especializadas estão sendo demitidos ou colocados “de molho” porque a matéria que ministra não ser escalada no semestre, tendo alguns que aguardar a boa vontade da faculdade”, afirmou. 
Os estudantes ainda fazem um alerta para futuros alunos da instituição. “Quem está pensando em fazer medicina veterinária na Unime, esqueça essa ideia absurda. A Unime e a Kroton não respeitam o aluno e estão destruindo o nosso curso”.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a Unime para possíveis esclarecimentos sobre as acusações. A instituição confirmou que iria se pronunciar sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp