Denúncia

Caravelas: prefeitura usa ônibus escolar para conduzir fiéis à festa tradicional

Publicado em 23/02/2016, às 20h47   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Morador do município de Caravelas questionou a utilização irregular de um dos ônibus escolares, do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que são distribuídos para diversas cidades brasileiras. De acordo com a denúncia, publicada no site “O Povonews”, o veículo, que só deve ser usados exclusivamente no transporte de estudantes das redes públicas, conforme resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estaria transportando fiéis e moradores da cidade para a festa tradicional de “Mouros e Cristãos”. O trajeto seria do distrito de Rancho Alegre.

Em um vídeo é possível ver pessoas em uma fila para subir no ônibus e um morador protestando contra a prática. Ainda de acordo com a publicação do site, cerca de 60 pessoas utilizaram o transporte, com a capacidade além de sua lotação. Até o final do vídeo o transporte não sai do local onde está parado.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com o prefeito da cidade de Caravelas, Jadson Ruas (PDT), que argumentou a decisão de utilizar o transporte escolar e se justificou sobre a prática. O gestor municipal explicou que aproveitou as férias escolares, tendo em vista a crise financeira, evitou o gasto com a terceirização de transportes para os populares, que acompanham o evento religioso e resolveu utilizar o ônibus escolar, uma vez que a pasta da educação é vinculada a de cultura.

“Sou político, sou prefeito e tenho coração. Eu não poderia deixar essas pessoas irem a pé da zona rural até o local da festa. Pelo fato de se tratar de um evento cultural e a Secretaria de Educação estar ligada a pasta da cultura, o secretário de educação achou por bem utilizar o transporte”, explica o prefeito.

Ele disse também que foi a alternativa que encontrou no momento, porém quando soube da insatisfação e protesto de algumas pessoas ele desistiu. “Apesar da decisão ter partido do meu secretário de educação, eu compreendi o objetivo dele, mas resolvi paralisar a saída do ônibus e as pessoas desceram”, disse.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp