Denúncia

Apelo: Com câncer, paciente aguarda medicação do SUS há mais de quatro meses

Publicado em 12/08/2016, às 06h27   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Diagnosticado com Câncer em fevereiro deste ano, o professor de Karatê, Sidnei Jorge Sanches Gomes, 61 anos, tem passado por momentos difíceis juntamente com sua família desde a descoberta da doença. Operado no mês de março no Hospital do Subúrbio, em Salvador, o professor que mora no bairro de Cajazeiras, conseguiu retirar parte do tumor localizado no cérebro. Apesar do sucesso da cirurgia, o paciente tem enfrentado dificuldades para dar continuidade ao tratamento.
De acordo com a sua filha, Jéssica Gomes, o pai - que já concluiu o processo de radioterapia no Hospital Santa Isabel, na capital baiana - precisou interromper o tratamento devido à falta de medicamento que não é contemplado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Depois que meu pai operou, ele começou a fazer a radioterapia através do SUS e agora ele precisa dar prosseguimento ao tratamento quimioterápico que não é contemplado pelo Governo", disse. Ainda segundo ela, foi necessário entrar na Justiça para conseguir ter acesso à medicação de forma gratuita. "Entrei na Justiça para fazer o pedido desde março. Imediatamente, o Juiz Avio Morais expediu uma decisão obrigando a Sesab a nos fornecer o remédio. Mas, isso não aconteceu. Em seguida, houve outra decisão, dessa vez com multa de mais de R$ 80 mil para a Secretaria de Saúde. E nada, Daí então foi feito o bloqueio das contas do Estado e até hoje nada", declarou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou que o medicamento já foi adquirido e está aguardando o fornecedor entregar. O órgão esclareceu ainda que a medicação não faz parte do elenco SUS, sendo adquirido em casos específicos, demandando um maior tempo para sua dispensação. 
Enquanto isso, o Sr. Sidnei continua em casa à espera do medicamento. Segundo relatório médico, o estado de saúde se agrava a cada dia. "Por favor governantes! Salvem a vida do meu pai! Ele precisa do Temodal, não deixem o meu pai morrer", desabafa a filha do professor.
MANIFESTAÇÃO
Familiares e amigos do Sr. Sidnei estão promovendo um protesto no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no Gabinete do Governador Rui Costa na próxima segunda-feira (15), às 10h.
Publicada no dia 11 de agosto de 2016, às 14h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp