Denúncia

Festival em Itacaré anuncia edição 2017 sem pagar artistas do ano passado

Publicado em 06/05/2017, às 11h54   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O festival gastronômico Sabores de Itacaré 2017 já tem data marcada para acontecer. No cartaz de divulgação, a prefeitura municipal, com patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo da Bahia, vão realizar o evento em julho deste ano. A programação está praticamente fechada, contudo artistas que se apresentaram na edição passada ainda não receberam o pagamento. É o caso da cantora Ju Moraes que fez um show no dia 3 de dezembro no evento.

Em contato com o BNews, o empresário da cantora afirmou que o pagamento deveria ser realizado antes da apresentação, mas no dia do show obteve outra informação. “No dia do show disseram que estavam aguardando repasse dos patrocinadores e precisavam de 30 dias para pagarem, mas até o momento nada foi efetuado”, afirmou Guto Ulm.

No contrato, o valor seria pago em uma parcela no dia 02 de dezembro e caso não ocorresse desobrigava a cantora de realizar o show, bem como multa de 50% do valor para a parte que descumprisse o acordo.

Ainda segundo o empresário, desde o início do ano novos prazos são dados. “O último prazo foi meados de abril”, completou. Ulm afirmou ainda que vai entrar com ação contra a prefeitura de Itacaré.

Em nota, a prefeitura de Itacaré atribuiu o atraso do pagamento à secretaria de Turismo, através da Bahiatursa. “A Prefeitura Municipal de Itacaré e a empresa EmEventos, realizadora do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, esclarecem que a falta de pagamento para a banda Ju Moraes ocorreu devido ao atraso no repasse da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), através da Bahiatursa, que patrocinou o evento e ainda não realizou a devida quitação da cota de patrocínio. O secretário Turismo do Município, Júlio Oliveira, reconhece o débito e informa que está negociado com produtora da artista. “É de nosso conhecimento a falta de pagamento de uma única atração do Festival, no ano passado. O evento aconteceu em 2016, desta forma é de responsabilidade da gestão anterior, mesmo assim estamos tomando as devidas providências para que tudo se resolva o mais breve possível”, assegura”, informa a nota.

Ao BNews, o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, informou que a Procuradoria Geral do Estado – que analisa os contratos do governo – não autorizou o pagamento. Medrado não soube explicar o motivo. Ainda segundo o superintendente, o processo na Bahiatursa foi arquivado. “A Secretaria de Turismo solicitou o processo e o pagamento deve ser efetuado por lá”, disse.

O secretário de Turismo, José Alves, informou que a PGE não autorizou o pagamento por entender que este tipo de evento não era importante para o Estado. “Na verdade, a prefeitura, quando faz um evento, não deve contar apenas com um único patrocinador. E quando a PGE não autoriza, ficamos de pés e mãos atados. Infelizmente é um processo natural das coisas”, afirmou o gestor sem confirmar o pagamento.

Ainda segundo Alves, a prefeitura não encaminhou o projeto para a captação de recursos da edição deste ano. No entanto, o cartaz da programação de 2017 consta a logomarca da Secretaria de Turismo e Bahiatursa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp