Denúncia

Santo Antônio de Jesus: idosa enfrenta via crucis para ser atendida em hospital

Publicado em 08/08/2017, às 12h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma idosa de mais de 60 anos enfrenta, desde a última quinta-feira (3), uma verdadeira via crúcis para receber um atendimento digno no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. 
Revoltada com a situação, a filha da paciente procurou o BNews para denunciar o descaso. “Minha mãe caiu e quebrou o fêmur. Após a cirurgia, ela ficou com a barriga muito inchada e foi parar na semi UTI [Unidade de Tratamento Intensivo]. Fizeram uma tomografia nela e até hoje não disseram o resultado do exame. A enfermeira chega lá, dá um banho e sai. Eu surtei para ver se conseguia atendimento, fiz uns vídeos para mostrar a situação. Ela está na UTI e continua sem diagnóstico. O hospital não passa”, relata a mulher.
Ainda de acordo com a filha da paciente, a mãe dela chegou a ficar mais de 24 horas sem se alimentar para realização de um exame, no entanto, o procedimento não foi feito. 
“Por ela ter ficado com a barriga muito grande após a cirurgia, o médico pediu para ela ficar em jejum absoluto por 24 horas, ela ficou quatro dias sem comer nada e o exame não foi feito. Médico nenhum diz a causa, aliás, o médico nem sequer passou lá na sala. Ele já teve duas paradas respiratórias. Vão esperar minha mãe morrer?”, questionou a filha.
Até esta terça-feira (8), a paciente continuava sem qualquer diagnóstico. A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde, mas ninguém quis comentar o caso.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) enviou uma nota à imprensa explicando a passagem da paciente pelo HRSAJ. Leia a íntegra da nota:
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), após apurar junto ao HRSAJ, informa que a paciente deu entrada naquela unidade na quinta-feira (03), com diagnóstico de fratura de fêmur, sendo operada no sábado  (05). Após cirurgia, evoluiu com alterações gastrointestinais, sendo suspensa a dieta por 24 horas e realizada tomografia de abdômen, afastando a necessidade de intervenção cirúrgica. Ontem (07), após desconforto respiratório, a paciente foi encaminhada para UTI, onde encontra-se estável, com boa evolução clínica.

O hospital também esclareceu que durante o período de internação a paciente foi assistida integralmente por equipe multidisciplinar, incluindo médicos ortopedistas, anestesiologistas, radiologistas, cirurgiões gerais, clínicos e intensivistas, tendo seus familiares sido informados do quadro ao longo de toda sua internação.

A diretoria da unidade ainda ressaltou que se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp