Denúncia

Você repórter: moradores de condomínio em Piatã reclamam de mosquitos em canal

Publicado em 28/08/2017, às 13h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma infestação de mosquitos tem atrapalhado o sono dos moradores do Condomínio Solaris Residênias, localizado no bairro de Piatã, em Salvador. De acordo com pessoas que moram no local, o problema é por conta de um canal que passa próximo ao condomínio.
As reclamações chegaram à redação do BNews através de um vídeo enviado por um morador. Nas imagens, é possível ver muriçocas espalhadas no chão em um dos imóveis do condomínio. 
Assista:
Segundo o denunciante, diversas solicitações foram feitas à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) para a limpeza do canal.
A reportagem entrou em contato com a Seman que informou que o problema das muriçocas e pernilongos está atrelado ao terreno vizinho, de propriedade particular, que possui vegetação muito alta, além de inúmeros locais com acúmulo de água. Referente ao canal, o órgão informou que uma limpeza no local já foi iniciada. Confira a nota na íntegra:
O canal citado em solicitação corresponde ao Canal da Orlando Gomes, no trecho que contempla o Condomínio Solaris, limpo recentemente, onde também foram executados os trechos dos Condomínios Praia Ville e Vila Tropical, num total superior aos 500 metros. A limpeza deste canal será continuada, atendendo a programação de serviços da SEMAN, onde somente no ano de 2017 já constam mais de 24 quilômetros de ações realizadas em limpeza e dragagem de canais.
Especificamente no Condomínio Solaris, houve interlocução direta da SEMAN com a sindica representante dos moradores, sendo de comum conhecimento que o problema das muriçocas e pernilongos está atrelado ao terreno vizinho, de propriedade particular, que possui vegetação muito alta, além de inúmeros locais com acumulo de água.
Em sua grande maioria os casos de reclamação relacionados aos canais de Salvador suplantam as necessidades de limpeza e manutenção, sendo entendido também como um problema ambiental e cultural, onde são verificados lançamentos clandestinos de esgotamento doméstico, além de descarte irregular de lixo pela própria população. Estes fatos precipitam o crescimento desordenado da vegetação, dentre elas os aguapés e baronesas, aumentando consideravelmente a proliferação de mosquitos, também sendo o causador único do fator identificado como mau cheiro.
Reiteramos que a responsabilidade da Prefeitura Municipal quanto a manutenção e limpeza dos canais de drenagem no município de Salvador não contemplam ações de esgotamento sanitário. Faz-se necessária a atuação da concessionária estadual na resolução dos lançamentos de esgoto nas redes pluviais do município de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp