Denúncia

Ribeira de Pombal: alunos da Faculdade Dom Luiz denunciam precariedade no ensino

Publicado em 06/10/2017, às 11h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O BNews foi procurado por um grupo de alunos da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, localizada na cidade de Ribeira de Pombal, no nordeste baiano, e fez uma série de denúncias contra a instituição.

Ao site, eles detalham que diversos protestos e reuniões já foram feitos, mas as reivindicações nunca foram atendidas. Entre as exigências dos discentes estão: reprogramação da semana de avaliações; reavaliação da matriz curricular com percentual de aulas práticas de matérias específicas; corpo docente com mestrado e doutorado; coordenação de curso com profissionais aptos à resolução das demandas dos respectivos cursos e alunos; salas climatizadas, pois são quentes, com ventiladores ineficientes e barulhentos; acesso à internet; e segurança. 

Em uma rede social, o diretor da unidade, que pertencente ao Grupo Unidom, o professor Charles Bruno Mendes Bulhões, chegou a publicar um comunicado rebatendo as reclamações.

“Alinhamos nossos cursos com o que há de melhor e mais atualizado no mercado educacional e no perfil profissional em formação. Além de termos instalações e laboratórios adequados às práticas educacionais que dão suporte e aporte ao funcionamento de cada um de nossos cursos”, afirma.

E acrescenta: “nossos cursos são autorizados e reconhecidos, de acordo com as exigências legais e não há nenhum curso fora das determinações, todavia, os processos seguem um fluxo definido pelo ministério e sua finalização e consequente reconhecimento ou sua renovação, dependem do tempo do MEC e INEP”. 

Em seu posicionamento, Bulhões argumenta que “ao longo do segundo semestre, estão sendo tomadas providências para ampliar a segurança interna. Estamos e estivemos sempre à disposição do diálogo. Nos estranha que um grupo específico tome providências e atitudes como as que estão em andamento, visto que a escolha de uma Faculdade é do estudante e sua formação passa a ser uma marca pessoal. Repudiamos atitudes equivocadas, de impedimento às aulas e de baderna”.

Os argumentos do diretor da unidade não foram bem recebidos pelos alunos, que rebateram por meio de nota enviada ao site. “Todo o movimento foi acometido de forma pacífica e voluntária e sem lideranças específicas, logo não cabendo qualquer retaliação direta ou indireta aos participantes das manifestações. Exigimos inicialmente uma urgente retratação do diretor sobre a infeliz colocação ao chamar os manifestantes de “baderneiros” em comunicado público”.

Ainda segundo os alunos, o diretor teria declarado que “quem não estivesse satisfeito com os métodos da instituição, que saísse da faculdade”, o que deixou o grupo contrariado.

Na terça-feira (3), o BNews entrou em contato com a assessoria do Grupo Unidom, solicitando um posicionamento. A assessoria pediu que o prazo para resposta fosse estendido, o pedido foi concedido, mas até esta sexta-feira (6), nada foi enviado.

Leia a nota publicada nas redes sociais pelo diretor na íntegra:

Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança Ribeira do Pombal, 27 de setembro de 2017 

À 
Comunidade Acadêmica da Faculdade Dom Luiz e Comunidade de Ribeira do Pombal e região 

Prezados, 

Informamos que a Faculdade Dom Luiz, fundada em 2005, devidamente credenciada e recredenciada pelo Ministério da Educação, com todos os requisitos legais e avaliativos satisfatórios, e pertencente ao Grupo Unidom, com sede em Salvador, tem a importante missão de educar e transformar positivamente a vida das pessoas, de toda a região circuncêntrica à cidade de Ribeira do Pombal. 

Nesse período, formamos dignamente mais de 3 (três) mil pessoas, prestamos serviços comunitários, atuamos proativamente na sociedade, concedemos mais de 600 (seiscentas) bolsas integrais (ENTRE PROUNI, PREFEITURA E OUTROS CONVÊNIOS), ofertamos espaço para o balcão SEBRAE, cedemos salas para eventos e reuniões às Secretarias de Educação e Saúde do município, e atualmente contamos com cerca de 120 (cento e vinte) colaboradores diretos e outros tantos beneficiados indiretamente. 

Nossa Faculdade sempre ofertou serviços de qualidade, devidamente atestados pelo MEC, conforme os resultados oficiais confirmam, sempre cumpriu com suas obrigações e são amplos os testemunhos da nossa conduta. Neste sentido, a constante revisão de nossos trabalhos acadêmicos e administrativos são uma marca. No início de 2017 nosso grupo iniciou um trabalho de revisão de sua forma de estruturação acadêmica, atentando tanto para o momento de mercado de cada profissional em formação em nossos cursos e unidades, bem como o grau de competitividade que cada um enfrentará. 

Além de considerar os aspectos legais e regulamentares exigidos pelo Ministério da Educação e pelos Acordos Sindicais. Assim sendo, foram revisadas as matrizes curriculares dos cursos para que estivessem alinhadas com o perfil descrito e com as Faculdades que possuem conceitos 4 e 5 junto ao Ministério da Educação, metas da Faculdade Dom Luiz para os próximos 5 anos em todos os seus cursos ofertados. 


Na mesma perspectiva o cumprimento efetivo da carga horária legal de 60 minutos, determinada pelo Conselho Nacional de Educação e efetivada pela Convenção Coletiva do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.


Neste contexto, temos plena tranquilidade em afirmar que alinhamos nossos cursos com o que há de melhor e mais atualizado no mercado educacional e no perfil profissional em formação. Além de termos instalações e laboratórios adequados às práticas educacionais que dão suporte e aporte ao funcionamento de cada um de nossos cursos. 

Como Instituição de Educação Superior – IES devidamente credenciada pelo MEC, nossos cursos são autorizados e reconhecidos, de acordo com as exigências legais e não há nenhum curso fora das determinações, todavia, os processos seguem um fluxo definido pelo ministério e sua finalização e consequente reconhecimento ou sua renovação, dependem do tempo do MEC e INEP. 

A estrutura administrativa e operacional de nossa Faculdade atende aos critérios do MEC e oferta, entre laboratórios de informática, com os sistemas e programas exigidos para os estudos das disciplinas, laboratório de física e química e entre outros, espaço para práticas do curso de Engenharia Agronômica. 

Ao longo do segundo semestre, estão sendo tomadas providências para ampliar a segurança interna, visto que no ambiente externo cabe ao Poder Público. Entre as melhorias relativas à segurança da nossa comunidade está a construção do muro ao final de nosso campus, instalação de catracas na recepção, entre outros.  

Nossa Faculdade, com oferta de educação presencial e a distância, sempre esteve em sintonia com as atividades realizadas no município, bem como com estudantes em estágio nos mais diversos campus e áreas do saber. Estamos e estivemos sempre à disposição do diálogo e da troca com nossa Comunidade e no momento, nos estranha que um grupo específico tome providências e atitudes como as que estão em andamento, visto que a escolha de uma Faculdade é do estudante e sua formação passa a ser uma marca pessoal.  

Nós, como Grupo Unidom e Faculdade Dom Luís, apoiamos um processo qualificado e de construção conjunta, ao mesmo tempo em que repudiamos atitudes equivocadas, de impedimento às aulas e de baderna. 

Atenciosamente, 

Professor Charles Bruno Mendes Bulhões Diretor de Unidade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp