Denúncia

Recém-nascida aguarda cirurgia cardíaca e família apela por vaga na regulação

Reprodução
Família conseguiu uma liminar do MP, mas até agora aguarda transferência  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/11/2017, às 15h35   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Uma família está desesperada a espera por uma vaga para uma cirurgia cardíaca para uma recém-nascida no Hospital Ana Nery ou Santa Izabel, em Salvador. Em contato com o BNews, Jamile da Silva de Deus, tia da criança, explicou que ela precisa da cirurgia com urgência, pois o estado é gravíssimo, mas continua internada no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), onde nasceu, mas a unidade de saúde não tem estrutura para atendê-la.

"A gente até no Ministério Público e está com a liminar e tudo e até agora nada. A liminar saiu no sábado, dia 28, e nada. Ontem ficamos sabendo por uma pessoa que está olhando a regulação que tinha liberado uma vaga e, até agora, não foi levada e a gente está em desespero porque o estado dela é grave e o Iperba não tem UTI pra ela", afirmou a tia.  

A menina nasceu no dia 23 de outubro no Iperba e dois dias depois foi constatada uma alteração no coração após fazer um eletrocardiograma, exame de praxe antes de ter alta médica, segundo Jamile. No dia 27, a criança teve duas paradas cardíacas, uma de madrugada e outra de manhã, e foi levada para o hospital Ana Nery em uma UTI móvel para fazer um ecocardiograma, que comprovou a necessidade da cirurgia.

Segundo o relatório médico do Ana Nery, o teste do coração estava alterado e a paciente sofre de cardiopatia grave, com necessidade de correção cirúrgica. No documento, a médica solicita uma transferência de urgência.

"A gente está desesperado, a mãe, o pai. Um sofrimento só, é a primeira filha deles", contou Jamile.

À reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirmou que está em busca de uma vaga que atenda o perfil da paciente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp