Denúncia

Sesab explica mudança na fila de pacientes da Central de Regulação

Reprodução
A idosa Ednalva Vieira Santos Puridade, de 79 anos, internada na UPA de San Martín, acabou perdendo a vaga de transferência que havia conseguido   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/12/2017, às 10h50   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) explicou a mudança na fila de pacientes da Central de Regulação, denunciada em reportagem do BNews, nesta quarta-feira (6). No caso, a idosa Ednalva Vieira Santos Puridade, de 79 anos, internada na UPA de San Martín, acabou "perdendo" a vaga para transferência que havia conseguido. 

Em contato com o BNews, o órgão afirmou que a alteração foi provocada por decisão judicial. "A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) esclarece que, em todo o País, há um debate sobre a judicialização na área da saúde,  seja em relação a aquisição de medicamentos fora  do Protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), seja em relação à regulação de pacientes, onde aqueles que conseguem acesso a Justiça, mesmo que sejam menos grave do que outros, são passados na frente em virtude de uma decisão judicial. Infelizmente, este foi o caso em questão". 

Há mais de um mês na unidade de saúde do município, Ednalva deu entrada por causa de um machucado na ponta de um dos dedos e precisou ficar internada após seu quadro de saúde se agravar. "Minha avó já deu dor de infarto, água no pulmão, não estão mais achando a veia dela, o dedo já está necrosado", detalhou a neta. 

Matéria relacionada
Internada na UPA de San Martin, idosa de 79 anos apela por regulação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp