Denúncia

Barracas são derrubadas em Mata Escura e proprietários pedem garantia de retorno a Semop

Reprodução
Em nota enviada ao BNews a prefeitura informou que garante que eles irão retornar após a conclusão da obra   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/10/2018, às 15h43   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Os proprietários de barracas, localizadas no bairro de Mata Escura, temem a perda de emprego após a derrubada dos estabelecimentos, nesta terça-feira (30), durante uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Ao BNews, Paulo Rogério Batista, 33 anos, dono de uma barbearia, relatou que o órgão não deu nenhum documento como garantia de retorno ao local.  

‘’Foram lá mediram e depois veio essa representante Marlene Souza chamou a gente para ir na casa dela e informou que ia dar uns quiosques para gente, mas não deu data, papel, nada’’, contou o rapaz que tem a barbearia há 12 anos.

Além disso, Paulo Rogério desabafou que a sua barraca ainda não foi derrubada, mas teme que isso aconteça nas próximas horas. Contudo, o barbeiro confessou que a obra terá resultado positivo, mas destacou a necessidade da formalização da ação através de um documento.  ‘’A praça reformada com as barracas feias não ia ficar legal, até compreendo esse lado, mas tem que dá um papel, uma certeza’’.

Ao BNews, a Semop informou que a prefeitura, através da Semop e Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), garante que os barraqueiros irão retornar após a conclusão da obra. ‘’Eles foram notificados oficialmente pela Semop há mais de trinta dias, sendo informados de que deveriam escolher um outro local para trabalharem nesse período, mas venceu o prazo e os mesmos não se pronunciaram’’.

O secretário Marcus Passos afirmou ao BNews que "entrou em contato com a Desal e ficou estabelecido que no dia 15 de dezembro serão entregues os boxes aos permissionários para que eles possam entrar e fazer os reajustes finais". 

Confira a nota da pasta na íntegra:

É com estranheza que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recebe a informação de que os barraqueiros desconhecem a ação da Semop da retirada de cinco barracas em Mata Escura. Trata-se de uma ação conjunta com a Secretaria de Manutenção (Seman), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), para início das obras de requalificação da praça pela Prefeitura, uma antiga demanda da comunidade que foi contemplada pelo Programa Ouvindo Nosso Bairro. Vale destacar que algumas dessas barracas não estavam sendo utilizadas. O próprio secretário da Semop, Marcus Passos, juntamente com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a diretora geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, além da liderança comunitária Marlene, estiveram no local por duas vezes para manter diálogo com os barraqueiros na busca por solução no período de execução da obra. Os barraqueiros foram informados, inclusive, que irão retornar ao local após a requalificação da praça, já com novas estruturas. Eles foram notificados oficialmente pela Semop há mais de trinta dias, sendo informados de que deveriam escolher um outro local para trabalharem nesse período, mas venceu o prazo e os mesmos não se pronunciaram. Vale ressaltar que a gestão do secretário Marcus Passos preza pelo diálogo e o bom relacionamento com vendedores ambulantes em todas as ações feitas pela Semop, sempre envolvendo as partes envolvidas para uma solução conjunta.

Atualizada às 16h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp