Denúncia

Paciente espera há quase 20 dias para realizar exame no Hospital Roberto Santos

Imagem Paciente espera há quase 20 dias para realizar exame no Hospital Roberto Santos
Mulher de 55 anos, diagnosticada com cálculos biliares, já ficou em dieta zero por cinco vezes, mas procedimento não foi feito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/12/2018, às 11h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Familiares de uma paciente do Hospital Roberto Santos, em Salvador, procuraram o BNews para denunciar um suposto descaso com uma paciente de 55 anos, internada desde 4 de dezembro. Ao site, a filha de Maria Cecília Santos Andrade contou que a mãe foi diagnosticada com cálculos biliares. 

“Diante da situação, seria necessário realizar uma CPRE [Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica], um exame endoscópico. Há 19 dias ela está internada para fazer esse procedimento. A insatisfação de nós familiares é que os médicos da unidade, cria uma expectativa no paciente colocando-a em dieta zero, afirmando que a realização do procedimento será no dia seguinte, isso já ocorreu cinco vezes, deixando a paciente sem se alimentar. Quando é no final da tarde, por volta das 18h, dá a notícia de que não será mais realizado o procedimento, sem nenhuma explicação plausível”, conta a esteticista Solange Andrade.

A filha de Maria Cecília ainda relata que a mãe precisa de uma consulta com pneumologista, para conseguir liberação da medicação de uso contínuo. “É fornecido pelo Estado, mas o remédio só é liberado se ela passar pela consulta”.

A situação preocupa a esteticista e os outros familiares. “Ela está emocionalmente abalada, chorosa, sem querer se alimentar, pois afirma que não está sendo bem tratada pela equipe de saúde. Nós familiares fizemos uma denúncia no Ministério da Saúde e achamos correto buscarmos mais reforços para que isso. Somos tratados com total indiferença. O caso também foi registrado na Ouvidoria de Saúde do Estado.

Procurada, a assessoria do hospital enviou uma nota de esclarecimento. Leia a íntegra:

A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é um exame de alta complexidade, que, para ser realizado, exige que o paciente passe, antes, por diversos outros procedimentos. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em conformidade com os critérios internacionais de classificação de risco, fez, somente nesta semana, 17 CPREs em usuários de toda Bahia. No entanto, o quadro clínico da paciente em questão não estava compensado ainda para que ela fosse submetida ao procedimento. De acordo com a última avaliação médica, há programação para que aconteça na próxima segunda-feira (24). A equipe do HGRS está disponível todos os dias da semana para dirimir eventuais dúvidas. O prontuário do paciente, inclusive, pode ser visto pelos familiares sempre que a solicitação for feita pessoalmente.

Atualizada às 17h47

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp