Denúncia

Armação: moradores reclamam de problemas de saúde e segurança com descarte de lixo em terreno abandonado

Leitor BNews
Além disso, o denunciante afirma que falta de iluminação aumenta insegurança no local  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 13/03/2019, às 18h42   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores da Rua Catarina Fogaça, no bairro de Armação, denunciam o descarte de lixo em um terreno abandonado, pertencente ao Grupo Portobello Hotéis, e da falta de iluminação na região. Ao BNews, um morador afirmou que eles querem que a prefeitura notifique o proprietário para fechamento definitivo do terreno, para que seja resolvido de forma definitiva a questão do descarte irregular de lixo e insegurança para transeuntes.

Além dos diversos transtornos, os moradores afirmam que o lixo entope os bueiros, que em período de chuvas não escoa a água acumulada na área, alagando a rua de forma que impossibilita o acesso de veículos.

"Gera uma série de transtornos, desde saúde pública, porque tem escorpião, pombo, mosquito da dengue. O terreno não está cercado, queremos que seja feito de forma definitivo, porque de forma provisória já fizeram, já colocaram aquelas placas de alumínio. Além disso, gera a insegurança pública", explicou o denunciante.

Em contato com a representante do Portobello Empreendimentos, Ladinei Sena, a reportagem foi informada que o terreno pertence a um grupo econômico ligado a eles e outra parte a um terceiro. Segundo Ladiane, o espaço já foi fechado mais de cinco vezes pela Portobello e, essa última, por orientação da Prefeitura, mas as placas foram retiradas.

"Chegamos a fazer um orçamento para colocar muro, mas mesmo colocando, metade da rua vai ficar em aberto porque a empresa não vai fechar a parte de terceiros. O terreno está em negociação e por enquanto não acredito que vá fechar agora. Estamos aguardando para ver qual vai ser a conclusão porque a ideia inicial do grupo era construir um hotel ali, mas com os problemas de PDDU da prefeitura, que demorou tanto para sair, acabou que perdemos o time, hoje os hotéis estão fechando, não estão abrindo. Enquanto não se resolver isso, a empresa não vai fazer nada", afirmou a representante do Portobello Empreendimentos.

Outra reclamação do morador é em relação a falta de iluminação na rua, o que gera uma sensação de insegurança no local. De acordo com o denunciante, o terreno também serve como esconderijo de meliantes, já que é uma rua sem saída e não transita muitos carros: "São vários agravantes, que o poder público fecha os olhos".

Os moradores cobram a continuidade na modernização do sistema de iluminação pública, instalação de luminárias de LED, que já realizada em outras ruas do bairro, quatro novos pontos de instalação de iluminação ao lado do Motel Del Rey. Além disso, eles pedem o aumento das rondas policiais e inclusão de um batalhão no bairro.

Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação, informou que já existe iluminação em vapor metálico no local e foi concluída uma solicitação de manutenção recentemente. Uma equipe irá vistoriar o local para identificar se há novos pontos apagados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp