Denúncia

Clientes do Digio são obrigados a aumentar valor do boleto para pagar cartão

Reprodução/Pixabay
O problema teria relação com o código de barras do boleto.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 20/05/2019, às 18h58   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Clientes da empresa de cartão de crédito Digio estão enfrentando problemas para conseguir pagar o valor da fatura. Um leitor, que não quis se identificar, denunciou ao BNews nesta segunda-feira (20), que foi obrigado a aumentar o valor do boleto, para efetivar o pagamento.

De acordo com o usuário, quando ele tentou pagar a fatura em duas ocasiões, em uma lotérica e diretamente no Banco do Brasil, ao qual a Digio está ligada, não obteve êxito. Quando ligou para a Central de Atendimento da empresa, foi orientado pela atendente a aumentar o valor a pagar. Quando a alteração foi feita, o pagamento foi identificado.

A atendente também teria dito que o problema está ocorrendo com outros usuários do Digio e que tinha relação com o código de barras do boleto.

Na primeira imagem, onde é possível visualizar o boleto com o valor original, consta o vencimento para 27 deste mês, com uma cobrança de R$ 182,90. Segundo o leitor, o dia difere da data de pagamento correta.

Já na segunda foto, o vencimento foi corrigido para o dia 25 deste mês, após o cliente alterar o valor a ser pago para R$ 182,91. Feito isso, o pagamento foi identificado, como consta no comprovante abaixo.

Ilegalidade

O diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, explica que a diferença no valor, por menor que seja, deve ser levada em consideração. "Cobrar um centavo a mais do que ficou acordado, mesmo que seja um valor aparentemente ínfemo, nao é o que foi acordado. [...] O acordo entre as partes tem que ser cumprido na íntegra, centavo por centavo", afirmou.

A empresa que desrespeitar a determinação pode sofrer multas administrativas, após o andamento do processo pelo consumidor e a correção das cobranças. 

"Nós orientamos que denuncie os fatos aos órgãos de defesa do consumidor, pra que as empresas sejam compelidas, obrigadas a cumprir aquilo que, de fato, foi acertado, pactuado com o consumidor", completou.

O cliente lesado pode procurar uma das oito unidades do Procon em Salvador para formalizar a denúncia e solicitar a reinstituição do valor, mas também pode acessar o aplicativo "Procon BA Mobile", ou o site consumidor.gov.br para fazer a reclamação e o problema ser corrigido.

Outro lado

A reportagem do BNews procurou a assessoria da Digio, mas, até a publicação desta matéria, não conseguiu um posicionamento da empresa sobre a denúncia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp