Denúncia

Mulher reclama de fila de espera embaixo de sol na porta da Receita Federal

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Receita explicou que a situação mostrada é consequência de demandas inesperadas e urgentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/01/2020, às 18h31   Redação BNews


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Uma mulher procurou a reportagem do BNews para denunciar a forma como os cidadãos são tratados no prédio da Receita Federal, localizado na Avenida Paralela. No vídeo, é possível ver várias pessoas aguardando do lado de fora, em pé, de baixo do sol e, do lado de dentro, a unidade vazia, com várias cadeiras à disposição.

"Olha o absurdo que está aqui na porta da Receita Federal, aqui na Paralela, as pessoas no sol, gente deficiente, aguardando pra ver se ainda vai dar uma senha para a pessoa entrar. Não é ser atendida não, pelo menos entrar no prédio", afirmou a mulher no vídeo.

Em nota, a Receita Federal explicou que a situação mostrada é consequência de demandas inesperadas e urgentes do mês de janeiro. "Para prestar um serviço de melhor qualidade, a Receita Federal distribui senhas na internet, para que o contribuinte apenas se desloque no dia e horário que será efetivamente atendido. Além das eletrônicas, são distribuídas senhas presenciais para os que comparecem sem prévio agendamento, sempre de acordo com a capacidade da instituição", disse.

A Receita explicou, ainda, que a quantidade de senhas tem sido suficiente para suprir a demanda em Salvador, mas, este mês, com o fim do prazo de opção do Simples Nacional que foi acompanhado de instabilidade na rede, houve um aumento não previsto no atendimento presencial. "Ao identificar essas situações, o órgão optou por um esforço adicional que garantisse o atendimento nesses casos. As pessoas da fila aguardavam a triagem para identificação dos casos urgentes. Como esse trabalho não havia sido programado, a forma e o local também não foram previamente pensados. Com a constatação de que poderiam ser melhorados, medidas foram tomadas", afirmou a nota.

A partir de amanhã, ainda de acordo com a nota, a triagem será realizada dentro do Centro de Atendimento e os contribuintes cujo serviço não for prioritário serão orientados a agendar o atendimento pela internet ou retornar a partir da semana que vem, quando a demanda já estará normal.

"Vale sempre lembrar que a maioria dos serviços mais procurados no atendimento podem ser realizados pela Internet, no site da Receita Federal (rfb.gov.br). Para aqueles que têm dificuldade de encontrar os serviços no site, a Receita dispõe de parcerias com universidades, por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal, que fornecem orientação ao cidadão", concluiu.


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