Denúncia

Vídeo: Cadeirante é carregado para entrar em ônibus no bairro de Itapuã

Reprodução/ Youtube
O caso aconteceu na manhã da última segunda-feira (03)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 04/02/2020, às 10h00   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Um leitor do BNews flagrou o exato momento em que um cadeirante é carregado pela porta dianteira para poder ter acesso ao ônibus. O caso aconteceu na manhã da última segunda-feira (03), na Avenida Dorival Caymmi, na linha 1076 (Alto do Coqueirinho x Pinto de Aguiar). 

No vídeo enviado à reportagem, é possível ver a cadeira de rodas no chão, enquanto o homem é carregado. A porta do meio, onde fica o elevador de acesso de deficientes ficou fechada. Não há informações sobre a vítima. 

O fato não é isolado. Na última semana o BNews denunciou uma situação similar, quando um cadeirante teve que descer de joelhos do ônibus já que o elevador estava quebrado. A cena causou indignação em alguns dos passageiros e as reclamações se agravaram quando o cobrador e o motorista do ônibus da Concessionária Salvador Norte (CSN), que faz a linha Lapa - Boca do Rio, se recusaram a ajudar o deficiente físico no momento que João deixava o coletivo. 

À reportagem, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou em nota “que com a chegada dos ônibus novos, em setembro, está com 99% dos ônibus adaptadas com elevadores”. No entanto, a falta de manutenção vem causando situações constrangedoras aos usuários, conforme relatado. 

O órgão ainda esclareceu "que o veículo informado, foi encaminhado para a garagem no mesmo dia, onde foi realizado a manutenção do equipamento". De acordo com o Decreto 25.955/15, o veículo adaptado, que for flagrado operando com o elevador defeituoso e sem a chave de acionamento será autuado em 100 vezes o valor da tarifa vigente.

Já a Integra disse que o "elevador está funcionando perfeitamente, o veículo apresentou mau funcionamento na porta que dá acesso ao dispositivo". A nota ainda explica que "o motorista já estava concluindo o trajeto da linha, para então recolhê-lo à garagem, quando a cadeirante que faz a utilização deste veículo com frequência solicitou o embarque. Nosso funcionário explicou a situação à cadeirante, não deixando de ofertar o serviço à mesma que agradeceu a prestatividade de sempre do funcionário". 

Assista:


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp