Denúncia

Unidade que recebe pacientes do Hospital Santo Antônio é alvo de denúncia por falta leitos e atendimento adequados

Leitor BNews
O BNews recebeu reclamações sobre leitos sem identificação, camas sem grades de proteção, ausência de água e de materiais para as equipes prestarem assistência, entre outros problemas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 23/04/2020, às 21h49   Rafael Albuquerque e Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Pacientes do Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que foram transferidos para o centro de acolhimento montado no Rio Vermelho estariam sofrendo com a falta de estrutura e de atendimento adequado. O BNews recebeu denúncias sobre leitos sem identificação, camas sem grades de proteção, ausência de água e de materiais para as equipes prestarem assistência, entre outros problemas. 

"Os pacientes estão em péssimas condições lá [centro de acolhimento localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa]. Estão em cama box, sem material para a equipe prestar assistência. Se o paciente, mesmo sendo investigado, tiver uma parada cardiorrespiratória, não é possível investir porque não tem monitor e ventilador. Uma idosa faleceu às 7h de ontem, mas só prepararam o corpo as 17h porque não tinha material. Os idosos não estão com identificação nos leitos. As medicações não foram dadas no horário ontem porque não tinha água", relatou um profissional de saúde com acesso ao local. 

Segundo o leitor, como as camas não são apropriadas para os idosos, um deles caiu e se feriu. A sutura não teria sido feita no momento, pois não havia material adequado no local. "Além disso, as cabeceiras das camas não elevam. Por isso, não podemos administrar dieta por sonda nasoenteral sem cabeceira elevada", explicou. 

A OSID alegou que transferir os pacientes para o centro de acolhimento foi uma medida preventiva adotada para a desinfecção hospitalar. A iniciativa começou no domingo e todos os casos positivos de coronavírus, principalmente idosos, foram encaminhados para o local, totalizando cerca de 200 pacientes. 

A Secretaria de Saúde da Bahia, responsável pelo centro de acolhimento, afirmou que a unidade só está recebendo pacientes com condições mais estáveis, ou seja, não há ninguém em situação grave. “Há uma equipe completa de plantão, incluindo geriatra. A transferência é apenas uma medida temporária para que seja realizada a desinfecção no Hospital Santo Antônio, que deve ser concluída na semana que vem”, completou a OSID.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp