Denúncia

Moradores denunciam despejo de resíduos e surto de chikungunya próximo ao Parque da Cidade; assista

Leitor BNews
Além disso, também há queixas de poluição sonora, inclusive nas madrugadas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 17/07/2020, às 19h03   Tiago Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de moradores da região próxima ao Parque da Cidade, localizado em Salvador, está denunciando a Prefeitura Municipal de Salvador e duas construtoras de imóveis por conta de atividades ilegais em terrenos existentes na área.

Segundo a denúncia, estão sendo mantidos na região atividades ilegais de transbordo de sucata e entulho em terreno privado e público. Por conta do acúmulo destes resíduos, estaria acontecendo a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, ratos e baratas. De acordo com os moradores, houve um surto de chikungunya no local. Além disso, também há queixas de poluição sonora, inclusive nas madrugadas.

O BNews entrou em contato com a Prefeitura de Salvador, que informou não fazer nenhuma ação irregular ou ilegal na região. A PMS, através da Semop, informou que irá solicitar que a equipe do SEPEC providencie uma vistoria para notificação e posterior remoção das sucatas localizadas nas áreas públicas da região, encaminhando-as para um local adequado. 

A Ebisa, uma das construtoras envolvidas na situação e alvo de uma representação pública no Ministério Público Estadual pelas mesmas razões no ano de 2018, afirmou que os despejos de entulho e sucata nos locais são feitos de maneira ilegal por terceiros, muitas vezes na madrugada. 

A empresa também disse que os terrenos da localidade são invadidos constantemente, fato que gera o acúmulo de lixo e outros resíduos na região. A Ebisa relatou que já teve que entrar com processo de reintegração de posse algumas vezes, e em todas as vezes que a medida foi efetuada, tomou atitudes como a muragem dos terrenos e a limpeza das áreas.

Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) informa que, "muito embora a área em questão, situada em terreno de acesso aberto e exposto, esteja sendo alvo e objeto de descarte irregular de resíduos por parte da população, como forma de condutas infracionais, passíveis de sanção, a mesma já adotou providências no sentido de ampliar a vistoria e fiscalização na área apontada, visando a identificação, autuação e coibição dos responsáveis pela ação irregular, além de proceder a limpeza regular e remoção dos resíduos, com a finalidade de eliminar a proliferação de vetores e transmissores de doenças".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp