Denúncia

Vizinho denuncia piscinas abandonadas em condomínio de Vera Cruz

Leitor BNews
Ele também reclama do mato, copos e garrafas ao redor das residências, que estariam acumulando sujeira  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 20/07/2020, às 18h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Proprietários de casas que ficam no Condomínio Enseada de Aratuba, em Vera Cruz, estão sendo acusados por um vizinho de terem abandonado as piscinas de seus imóveis, situação que tem contribuído para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A situação foi comunicada ao síndico, mas, até o momento, o problema não foi solucionado.

O morador, que prefere não se identificar, denunciou ao BNews que cerca de três piscinas têm ficado sem manutenção, com a água parada. Ele também reclama do mato, copos e garrafas ao redor das residências, que estariam acumulando sujeira.

“Isso aqui está abandonado. O síndico não resolve nada e ainda teve o dono de uma das casas com piscina que disse que ali não tem mosquito da dengue. Absurdo!”, afirmou o morador.

A administração do Condomínio Enseada de Aratuba foi procurada e respondeu que tem conhecimento apenas de uma piscina em situação irregular. “Como se trata de saúde pública, procuramos solucionar o problema junto à Secretaria de Saúde do município, no entanto, como estamos em um período de pandemia, o atendimento da prefeitura está reduzido. Solicitamos ao condômino que resolvesse a situação, mas ele está viajando e as medidas restritivas dificultaram a questão da locomoção”, explicou Antônio Almada, membro da comissão que administra o condomínio. 

Almada alegou ainda que somente o poder público poderia acessar a propriedade privada. “Não temos autoridade para chegar e pular o muro ou chamar o chaveiro”, acrescentou.

A prefeitura de Vera Cruz foi procurada e irá apurar o caso. A administração municipal informou que não recebeu chamado do condomínio e que não há déficit de atendimentos da Vigilância Sanitária. Mesmo assim, os agentes farão uma visita ao local na próxima quarta-feira (22).

"No entanto, as ações da prefeitura dependem da intermediação da administração do condomínio junto ao morador. No caso específico, caso o morador ou algum caseiro não esteja no local, os agentes não podem entrar no imóvel, cabendo a eles apenas a notificação do proprietário e da administradora do condomínio, uma vez que ela é co-responsável. Sobre as medidas restritivas, o proprietário tem acesso ao imóvel mediante apresentação do comprovante de residência. Pelo ferry boat, inclusive, não há barreira sanitária, já que a mesma não foi instalada pela prefeitura de Itaparica", elencou a prefeitura de Vera Cruz.


Atualizada dia 22/7/2020 às 20h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp