Denúncia

Funcionários denunciam falta de higienização e de desinfecção em unidade de saúde em Cajazeiras IV

Reprodução/ Google Street View
Quatro trabalhadores foram confirmados com a Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Street View

Publicado em 31/10/2020, às 17h30   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Após a morte de um enfermeiro por causa da Covid-19, outros funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras IV foram testados e quatro testaram positivo para a doença, necessitando de afastamento. Um dos trabalhadores afastados era responsável pela limpeza do local. Servidores municipais denunciam que o posto ficou mais de três dias sem higienização, o que teria colocado em risco a saúde deles e dos pacientes.

Outro problema mencionado pelos trabalhadores é a ausência de desinfecção da unidade e de testagem constante dos funcionários. “O posto de saúde em Cajazeiras IV, como a maioria dos postos de Salvador, está com essa deficiência de desinfecção. O trabalhador é infectado pelo coronavírus e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não tem uma programação para desinfecção imediata e testagem recorrente dos colegas para a Covid-19”, acusa o diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Paulo Cerqueira.

Ele alega que a organização sindical precisa brigar por uma desinfecção que já deveria ser programada e constante, pois muitas pessoas que estão com a Covid-19 e são assintomáticas passam pelas unidades de saúde. “Nossa proposta para a SMS é que sejam feitas a cada 20 dias a testagem de todos os trabalhadores e a desinfecção de todos os postos de saúde. Tem posto que está há mais de 60 dias sem esses procedimentos. No de Cajazeiras IV, há dez dias, quatro servidores testaram positivo após a morte do enfermeiro Alisson Bastos, ocorrida há três meses. Contudo, até agora não houve a desinfecção”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada e informou ao BNews que a desinfecção da Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras IV foi realizada neste sábado (31), e o profissional que higieniza o posto de saúde retornou suas atividades na última sexta (30). "Vale salientar que a gestão realocou mais um profissional para reforçar na limpeza da unidade. Para minimizar os riscos de contaminação entre os servidores, são obedecidos todos os protocolos com uso de equipamentos individuais de proteção (EPI's), como luvas, máscaras e álcool gel", assegurou a SMS.

Atualizada às 18h14


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp