Denúncia

Família de paciente com câncer denuncia hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel e das Clínicas por recusa em atendimento

Reprodução
Sesab pede que MP-BA cobre explicações de hospitais que se recusam a receber paciente de regulação   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 17/12/2020, às 17h48   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Jonas Evangelista Cerqueira, de 51 anos, está passando por momentos complicados com relação à saúde e não tem recebido o devido suporte do poder público para diminuir seu sofrimento. O paciente, que primeiro teve quer ser transferido de uma unidade de saúde do interior para a capital, no caso o Hospital Geral Roberto Santos, agora precisa de um centro especializado, mas encontra dificuldades. 

Cerqueira tem câncer de próstata, que já se espalhou para o sangue, segundo familiares, e precisa com urgência de uma transferência para o Aristides Maltez, Hospital Santa Izabel ou Hospital das Clínicas, porém não tem previsão de conseguir uma vaga. A regulação número 2834420 foi solicitada pela equipe médica desde o último sábado (12), mas Jonas Cerqueira continua à espera da transferência. O BNews procurou a Secretaria de Saúde do Estado, que explicou que está tentando realizar a transferência, porém nenhuma das unidades citadas disponibilizou vaga. Diante do caso, familiares do paciente procuraram o BNews para denunciar as três unidades de saúde e prometem levar o caso ao Ministério Público da Bahia e à Justiça caso não haja uma solução. 

"No que se refere ao paciente Jonas Evangelista, cujo perfil é hematológico, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia esclarece que os hospitais Santa Izabel e o Aristides Maltez, cujo contrato é com a Prefeitura de Salvador, não estão ofertando vagas no volume suficiente para atender a rede. O mesmo acontece com o Hospital das Clínicas (Hupes), que se trata de uma unidade federal e a despeito do Estado da Bahia ter oferecido por diversas vezes recurso e empréstimo de medicamentos, a unidade não consegue ampliar a oferta de leitos. As três unidades são as únicas referências para as doenças oncológicas do sangue", consta na nota.

Ainda de acordo com a Sesab, "devido a situações como a citada, o próprio secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, solicitou que o Ministério Público do Estado, por meio do procurador da Saúde, Rogério Queiroz, se envolvesse e cobrasse explicações dos diretores e mantenedores das unidades em questão. Sugerimos o contato com estas instituições a fim de que as mesmas se posicionem". 

Ao BNews, o Hospital Aristides Maltez justificou que "faz diariamente  matrícula de pelo menos 100 novos pacientes e atende 3 mil pessoas nas diversas especialidades. Além disso todos os dias recebe pacientes via regulação quando tem vaga. Exceto pacientes de hematologia, caso deste paciente , pois no momento estamos lotados. No momento esse paciente não está, na tela da regulação para o HAM. É bem provável que tenhamos colocado a informação que não havia vagas em que ele esteve ou que não estamos recebendo pacientes portadores de doença oncohematológica".

Os hospitais Santa Isabel e das Clínicas foram procurados, mas não enviaram um retorno até a publicação desta matéria. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp